odc_site_peças gráficas_destaque1

odc_site_peças gráficas_destaque2

odc_site_peças gráficas_destaque3

 

 

odc_site_peças gráficas_destaque4

 

 

odc_site_peças gráficas_destaque5

 

 

odc_site_peças gráficas_destaque6

odc_site_peças gráficas_destaque7

odc_site_peças gráficas_destaque8

Convocatoria de Candidaturas

Convocatoria de comunicaciones para el periódico Quaderns del CAC: evaluar los retos de la Convención de 2005 en la era digital

El periódico Quaderns del CAC lanzó una convocatoria de comunicaciones para su sección monográfica en lo relativo a los nuevos retos de las industrias culturales y a las iniciativas para la protección y la promoción de la diversidad de las expresiones culturales en la era digital.

Las propuestas de comunicaciones pueden cubrir, entre otros, los siguientes temas:

  • El impacto de la Convención de 2005 sobre la Protección y Promoción de la Diversidad de las Expresiones Culturales desde su adopción;
  • La implantación y adaptación de la Convención de 2005 en la era digital;
  • La medición y las estadísticas, a fin de evaluar la diversidad de las expresiones culturales;
  • La gobernanza del comercio internacional de bienes y servicios culturales: retos y posibilidades para la diversidad;
  • El papel de la cooperación internacional en la promoción y protección de la diversidad de las expresiones culturales.

Los textos deben enviarse a más tardar el 13 de marzo de 2017 a la dirección siguiente: quadernsdelcac@gencat.cat.

Para obtener más información, sírvanse consultar la convocatoria de contribuciones del periódico Quaderns del CAC.

 

Imagem: Portal Diversite Culturelle

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/convocatoria-de-candidaturas/

Pesquisadores do ODC apresentam suas dissertações de mestrado na PUC Minas e UFBa

Nos próximos dias, quatro pesquisadores do ODC apresentam os resultados de suas pesquisas junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) e ao Mestrado em Comunicação da PUC Minas.

No dia 17 de fevereiro, Plínio Rattes defende, na UFBa, seu trabalho intitulado “Políticas e Gestão de Equipamentos Culturais Públicos: a perspectiva dos gestores”. Sua dissertação apresenta uma análise das políticas e da gestão de equipamentos culturais públicos a partir de depoimentos de gestores e ex-gestores de oito espaços da cidade de Salvador (BA). Com a pesquisa, constata-se, entre outros aspectos, que os equipamentos culturais públicos necessitam de um maior investimento em termos de recursos financeiros e humanos; aprimoramento de seus planejamentos, comunicação e relação com os públicos; bem como de um reposicionamento na arena de discussões das políticas públicas de cultura, à altura da transformação que são capazes de provocar nas comunidades onde estão inseridos.

No mesmo dia, Katia Costa apresenta seu  trabalho intitulado “A Diversidade Cultural no Projeto de Apoio e Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura”, resultado de uma extensa pesquisa sobre como o tema da diversidade cultural foi tratado no âmbito do Projeto de Apoio e Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura (Projeto MinC-UFBA), realizado entre 2011 e 2016, pelo Ministério da Cultura, por meio da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. O trabalho analisa três dimensões do projeto: a metodologia, o processo de desenvolvimento da formação e os conteúdos compartilhados com os participantes. É importante ressaltar que essa iniciativa inaugurou uma ação singular na área de formação em políticas públicas de cultura, ao prover assessoramento técnico e formação para gestores, conselheiros e agentes culturais de municípios brasileiros.

Já no dia 20 de fevereiro, junto ao PPG de Comunicação da PUC Minas, Pedro Vasconcelos apresenta à banca sua pesquisa denominada “Midiatização e Futebol de Várzea: Um estudo de caso sobre o Inconfidência Esporte Clube”. Trata-se de um interessante estudo sobre o Inconfidência Esporte Clube (IEC),  time de futebol amador que se encontra enraizado nas práticas sociais e cotidianas no tradicional bairro da Concórdia em Belo Horizonte. Na pesquisa, é realizado um estudo de caso, que evidencia a partir da observação da temporada desportiva do ano 2015/2016 como os mais diversos processos midiáticos se inscrevem nas tradicionais práticas sociais do circuito do futebol varzeano.

Por fim, no dia 24 de fevereiro, Camila Alvarenga apresenta sua pesquisa intitulada “Comunicação, Educação, Cultura e suas Mediações: Uma imersão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens”, pela qual buscou compreender de que forma a comunicação, educação e cultura foram articuladas na concepção e na prática das ações do projeto Proteger é Preciso (ONG Oficina de Imagens), que por meio da linguagem e dispositivos atinentes à comunicação, proporciona o aprendizado de crianças e adolescentes, residentes em regiões afetadas pela mineração, quanto à mobilização, prevenção e enfrentamento de violações de direitos humanos. O trabalho buscou  identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações e das mediações comunicativas da cultura.

Plinio Rattes foi orientado pela Profa. Dra Gisele Marchiori Nussbaumer e Katia Costa, Pedro Vasconcelos e Camila Alvarenga pelo Prof. Dr José Marcio Barros.

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/pesquisadores-do-odc-apresentam-suas-dissertacoes-de-mestrado-na-puc-minas-e-ufba/

Mato-grossenses podem contribuir com Consultas Públicas na área do Audiovisual

audiovisual_pedrobiondi
Participação social é um dos “pilares” para a democracia, para a  construção de políticas públicas e, obviamente, para uma gestão democrática na cultura. Essas formas de participação podem ser diversas. Tendo em vista essa premissa, bem como de acordo com os objetivos do Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso está realizando, neste início de 2017, mais duas consultas públicas, sendo que a primeira foi referente ao edital de eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Política Cultural. Assim, atualmente, os artistas e os agentes culturais mato-grossenses podem contribuir, via o site Participação Social, com os seguintes documentos: Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mato-grossense (Prodam) e o Edital 2017 de Produção de Obras Audiovisuais. O prazo para contribuições é até dia 24 de fevereiro para o Prodam e, para o edital, é até 23 de fevereiro.
Diálogos da Cultura – A partir de sugestões feitas na primeira consulta pública do ano, sobre a eleição do Conselho, a SEC-MT também está instituindo mais outra forma de escuta social. Trata-se da série Diálogos da Cultura, um encontro presencial com a classe cultural e artística de Mato Grosso. Esse espaço participativo terá sua primeira reunião no dia 22 de fevereiro, às 17h, no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá, Mato Grosso, tendo como tema o Audiovisual.
Imagem: Foto por Pedro Biondi / Portal Flickr

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/mato-grossenses-podem-contribuir-com-consultas-publicas-na-area-do-audiovisual/

Posts mais antigos «