Destaque

2015: novas perspectivas

odc-2015

*José Márcio Barros

O Observatório da Diversidade Cultural retoma suas atividades. O ano de 2015 será de grandes desafios. As mudanças na condução das políticas públicas de cultura nos níveis federal e estadual apresentam novidades discursivas e alterações nas promessas para o futuro. A crítica ao modelo de Sistema Nacional de Cultura, a constatação dos orçamentos irrisórios, o modelo perverso de financiamento baseado em renúncia fiscal, as parcerias público-privadas, os equipamentos inaugurados sem condições de funcionamento, a falta de pessoal qualificado, dentre outras questões, marcaram os primeiros dias dos novos gestores. Se acrescentarmos a isso as evidências da crise econômica e institucional pela qual passamos, o quadro complexo e delicado completa-se.

A palavra-chave é crise. Como afirmei em 2009, em texto publicado na Políticas Culturais em Revista, 1 (2), a perspectiva de se pensar a crise deve assumir o sentido dado pelos gregos ao termo: possibilidades e necessidades de se fazer escolhas. Krísis no grego é a “ação ou faculdade de distinguir e tomar decisão, por extensão é o momento decisivo, difícil de separar, decidir, julgar”.

Neste sentido, o ODC continua suas ações de formação, pesquisa, informação. Ao curso Desenvolvimento e Gestão Cultural agrega-se outra iniciativa: Diversidade Cultural para Jornalistas. Parcerias com o MINC, a Universidade Federal de Lavras, a PUC Minas e a Faculdade de Politicas Públicas da UEMG garantirão a oferta de cursos para gestores e conselheiros de cultura e a concretização do grupo de pesquisa em Diversidade cultural e midiática (CNPQ) O segundo número da Revista ODC pretende colocar em discussão as positividades e os desafios de se enfrentar a diversidade cultural.

Em 2015, a Convenção da Unesco completa seus primeiros 10 anos de existência, o que requer análise e muito debate sobre seus avanços e seus desafios. Será um ano de muito trabalho! Mas é disso que gostamos !!!! O ODC saúda 2015, que venham mudanças !!!!

*Coordenador do ODC

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos