NOTÍCIAS

A boneca Tina vem te mostrar como a diferença é “descolada”

Tina na Pedra da Gávea, no Rio. Foto: Marta Alencar.

Agente inclusiva, influenciadora digital e viajante do mundo. É assim que se define Valentina Descolada (ou Tina para os íntimos), em seu perfil no Instagram (@tinadescolada), seguido por 3,6 mil pessoas interessadas nas aventuras desse boneca (não estamos sendo pejorativos, sim, literalmente uma boneca), cadeirante, que é fonte de inspiração para diversas pessoas.

Nascida da ideia da psicóloga mineira Marta Alencar, o primeiro trabalho de Tina, a boneca articulada da Mattel, foi ajudar uma menina também cadeirante a se aceitar posando juntas para fotos. Mas as sessões fotográficas que começaram ali foram mais longe e, além de modelo, ela virou blogueira que conta seu cotidiano, aventuras e dá dicas sobre inclusão de pessoas com deficiências (para todos) em seu blog www.tinadescolada.com. Lá, é possível ler sobre a acessibilidade de pontos turísticos em Belo Horizonte, onde mora, saber como participar de uma escola de arte na linha do concept design e acompanhar sua viagem que desbravou o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni, na Bolívia e Chile.

Tina também conta com o apoio de diversos amigos, entre eles, a modelo mundialmente conhecida Winnie Harlow, que tem vitiligo e arrasa nas passarelas e campanhas publicitárias. O registro das duas juntas, assim como os da passagem de Tina por cidades no interior de Minas como Diamantina ou na região da Serra do Cipó, Buenos Aires, na Argentina, e Colônia del Sacramento, no Uruguai, são um deleite para quem quer visitar esses lugares e podem contar com as dicas pra lá de descoladas de Tina.

Quer mais? A celebridade já participou e promoveu uma exposição no Museu das Minas e Metais, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade da capital mineira, sob o título “Tina descolada: no Reino da diferença”. Um sucesso!

A diferença, aliás, faz parte da essência e criação de Tina. Assim como sua idealizadora, Marta, ela acredita que, enquanto tivermos uma sociedade desigual socioeconomicamente, marcada pela discriminação e o preconceito em relação às diferenças, as políticas públicas para a diversidade continuarão sendo indispensáveis. “Somos naturalmente diferentes em características físicas, mentais e emocionais. A diferença está intrínseca em todos nós e, além disso, estamos em constates mudanças. O importante, na verdade, é sermos reconhecidos e aceitos nas diferenças em relação ao outro e a nós mesmos. Ao sermos reconhecidos nelas, podemos respeitar e conviver melhor conosco e com o outros”, acrescenta Tina, com seu espírito que rompe fronteiras e abre olhares e pensamentos para a diversidade.

Não deixe de acompanhá-la em seus canais: @tinadescolada (Instagram); www.tinadescolada.com; e Tina Descolada no Facebook.

Sobre Marta Alencar
Psicóloga na Associação Mineira de Reabilitação, trabalha há 37 anos com pessoas com deficiência física. Seu trabalho não é exclusivamente feminino, porém, por atender a crianças, está inserida em uma realidade majoritariamente composta por mulheres, muitas delas mães, que lidam com as dificuldades de criar uma criança com deficiência em uma sociedade que não foi pensada e estruturada para incluí-la.

 

Crédito: arquivo pessoal.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “A boneca Tina vem te mostrar como a diferença é “descolada””

  1. Avatar Selma Scucato disse:

    Ooiii,Martinha ? Que bom ver que a Tina está voando cada vez mais alto ! Seu empenho é nota dez ! Parabéns ! Bjs com saudade !

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos