INFORMAÇÃO

Aspectos jurídicos da cultura em debate

sheilla2

Aspectos Jurídicos da Cultura, tema da aula do curso Desenvolvimento e Gestão Cultural, no último dia 25 de março, trouxe questionamentos, promovendo a interação entre os alunos e a professora Sheilla Piancó.

O sexto módulo do curso abordou importantes questões jurídicas no campo cultural, destacando dois direitos sobre leis de incentivo: o do fruir cultural e o de criação. O conteúdo tratou da diferença entre pessoas física e jurídica e esclareceu sobre termos e contratos: finalidades, princípios, requisitos, pagamento, elaboração, liberdade contratual. E ainda: propriedade intelectual – referente a toda criação humana materializada ou exteriorizada; direito autoral e propriedade industrial; direitos moral, convexos e de imagem, registros de obras.

Os aspectos jurídicos na produção incluíram questões relativas à meia entrada e entrada, permanência e participação de menores em eventos culturais e classificação indicativa. Além disso, foram destacadas questões ligadas à responsabilidade do produtor, como segurança do local de realização do evento, responsabilidade civil e socioambiental. De acordo com a professora, os eventos culturais permitem que uma pessoa forme a própria identidade e uma das preocupações na área cultural deve ser, por isso, a formação do público. “A arte e a cultura trazem olhares. Isso permite sua construção (do cidadão)”, enfatizou.

Thais Millani

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos