INFORMAÇÃO

Baldio

baldio

No próximo dia 8 de abril acontece o encerramento da exposição Baldio, com o lançamento de publicação de arte impressa produzida pelos artistas Laura Berbet, Reuben da Cunha Rocha, Frederico Fillipi, Mateus Acioli e Julia de Carvalho Hansen. O evento será realizado no Sesc Palladiium a partir das 20h30.

4E25 e o caos

Baldio durou 45 dias. Ao longo do período foi produzido um jornal modular, participativo e gratuito com tiragem de 5 mil exemplares. O designer gráfico Kid e o publicitário Preto Matheus, integrantes do 4E25, foram convidados a participar do processo criativo. São do coletivo: “Bloco Preto”, pintura sobre o muro da Estação Central olhada da Rua Sapucaí, e “O Muro”, no encontro das Avenidas do Contorno e Prudente de Moraes.

4E25 usa outros materiais e dispositivos incomuns para exposições artísticas, como os coletados na rua, entre eles, papelão, sacos de cimento, qualquer coisa que dê origem a um objeto único, singular. A técnica da encadernação de papelão foi inspirada na Cooperativa Editorial Eloísa Cartoneira, grupo argentino que produz livros e cadernos artesanais com materiais urbanos catados das ruas. Na cooperativa argentina são reproduzidas obras literárias nas ilustrações, enquanto Kid e Preto Matheus preferem o trabalho autoral e possuem sua própria editora, a Edições Serpentina.

A dupla saiu pela cidade, a procurar materiais baldios com algum significado para quem os recolhessem. Ao final, os objetos foram analisados e colados em uma das pilastras da Galeria de Arte Geraldo Teles de Oliveira (GTO). Para alguns, o resultado  pode não fazer sentido, em sua totalidade, mas, levar `a interação com o espaço e ao que a cidade pode oferecer. A obra remete visualmente ao caos, representa o que sentimos na rua, o caos de informações e acontecimentos. Para além do bem ou do mal, os artistas consideram que “o caos é a ordem natural das coisas”.

Thainá Nogueira (estudante de jornalismo/Puc Minas)

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos