INFORMAÇÃO

Catálogo Culturas Populares e Identitárias da Bahia

A valorização da diversidade cultural, além de levar em conta o que uma comunidade é capaz de expressar simbolicamente, traduz-se pelo respeito à sua história, aos seus valores, às suas maneiras de agir e conviver com a natureza e com o outro. As convenções sobre o tema, especialmente a da UNESCO, consolidam a promoção de sua visibilidade como um dever dos Estados e tratam da necessidade de sua constante manutenção como matéria de exercício de paz entre os povos, como forma de inclusão e desenvolvimento, e como outra medida de riqueza, capaz de instaurar uma prática de não submissão, de autonomia e soberania.

Será assim se entendermos a cultura como um bem comum, como a possibilidade que todos têm de sonhar um mundo melhor, traduzir esse sonho em objeto ou rito e partilhá-lo. Assim será se, ao invés de criarmos a tradicional “cumeeira” e o entendimento da cultura apenas como a prática de atividades artísticas de poucos para poucos, se ao invés de usarmos os (pré) conceitos, que separam a chamada alta cultura, inacessível à maioria, e a cultura dita popular, desvalorizada por muitos, tratarmos a cultura como um bem comum.

Tendo sido criada também para transformar o princípio de respeito à diversidade em política pública, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, sem privilegiar esta ou aquela fonte, mapeia e instiga os criadores e mantenedores de determinada expressão cultural a buscar suas origens primeiras, sem esquecer que o percurso da História aprimora, transforma, enriquece, atualiza. Sem esquecer que o início serve para construir o futuro.

Este catálogo, entre os de outros setores da cultura, é um instrumento estratégico das políticas públicas. Fazendo eco às convenções citadas e às diretrizes das Conferências Estaduais de Cultura, registra, em suas páginas, a memória de ações criadoras, assim como incorpora um breve detalhamento dessas ações, fazendo com que nossa expressão cultural seja visível em sua pluralidade não só temática e estética, mas que possa ser, ainda, vislumbrada como eixo estratégico do desenvolvimento pleno do estado.

Márcio Meirelles
Secretário de Cultura do Estado da Bahia

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos