NOTÍCIAS

Chamada de trabalhos Políticas Culturais em Revista

ODC_2016_07_19_01 - Chamada de trabalhos Políticas Culturais em Revista

A Políticas Culturais em Revista, publicação eletrônica da Rede de Estudos em Políticas Culturais divulga a chamada de trabalhos para a segunda edição de 2016 que, além de artigos científicos e resenhas sobre Política Cultural e temáticas correlatas, contará com o seguinte dossiê temático: “Empreendedorismo e políticas culturais no Brasil contemporâneo”

O tema do empreendedorismo se tornou um emblema-síntese de processos econômicos centrais no contexto contemporâneo, dizendo respeito também a contradições sociais neles implicadas. A noção de empreendedorismo e o seu léxico correspondente constituem o núcleo de uma nova gramática, ao mesmo tempo – e de maneira aparentemente paradoxal -corporativa e colaborativa, que organiza racionalidades empresariais, disseminadas atualmente pelos mais variados grupos, redes, instituições, empresas, governos e territórios.

Trata-se de um princípio prático, de uma formação discursiva, de uma construção ideológica e também de uma ética mobilizadora que anima e orienta uma pedagogia político-institucional, presente no mundo empresarial, em organizações estatais, em escolas de negócios e também nas políticas culturais. Enquanto discurso e prática social, quase como uma espécie de “novo espírito do capitalismo”, essa nova pedagogia tem alcançado também uma geração de artistas, produtores culturais, profissionais da cultura em geral, críticos, publicitários, designers, artistas visuais, militantes culturais e movimentos sociais, além de novos coletivos de cultura e amplas redes de organizações culturais. O advento das novas tecnologias da comunicação e da informação, acompanhado dos usos disseminados dos dispositivos digitais móveis e as suas formas correspondentes de produção e distribuição de conteúdos artísticos, culturais e de entretenimento, aproximaram o empreendedorismo do domínio estético, artístico e cultural.

Na conjuntura de novas formas de criação de valor características do regime de acumulação flexível, assistimos então à profusão do chamado empreendedorismo cultural e de suas empresas correspondentes (notadamente micro e pequenos empreendimentos), que elaboram e consolidam os mais variados modelos de negócios. Tais processos sociais, permeados por dinâmicas econômicas e simbólicas, trazem novas especificidades para a atividade cultural, para as relações de trabalho que se estabelecem em seu seio, bem como para a posição ocupada pelo Estado e pelas políticas públicas diante deles. Este dossiê busca atrair trabalhos de pesquisa que têm refletido sobre as várias faces da emergência de novas formas de empreendedorismo cultural e de novas configurações de práticas corporativas e/ou colaborativas de gestão, criação, produção e distribuição de cultura, assim como trabalhos que investiguem as diversas implicações da tradução das técnicas empresarias para a atividade artística e cultural, os discursos, valores e crenças que seus agentes dão a ver, as tensões e contradições que emergem de sua atuação e de suas relações, e ainda as complexas interfaces de tais fenômenos com as políticas culturais, públicas e privadas no Brasil contemporâneo.

Recebimento de artigos: até 31 de agosto de 2016, exclusivamente pelo sistema da Revista.

ISSN: 1983-3717

Mais informações: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/announcement/view/126

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos