NOTÍCIAS

Curso de Gestão Cultural do Observatório é finalizado com seminário e dinâmicas de avalição com os alunos

odc-2015

No último sábado, 04/07, foram realizadas as atividades de encerramento do curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. O último módulo foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã, ocorreu um seminário, aberto ao público, com o tema “Informação e participação no campo da cultura”. Já no período da tarde aconteceu a aula final com o professor Isaque Ribeiro.

O seminário contou com a participação de dois palestrantes: Caroline Craveiro, da Divisão de Integração e Apoio às Ações Colegiadas da Fundação Municipal de Cultura de BH, e Hugo Avelar, da Gerência de Projetos Institucionais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os professores José Júnior e José Márcio também marcaram presença, além da turma de pós-graduação em gestão cultural da UEMG.

Caroline Craveiro apresentou assuntos referentes ao Sistema Municipal de Cultura, com ênfase no Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte. Foram debatidas questões relacionadas à relação entre o poder público e a sociedade civil, ao espaço de debate, ao processo eleitoral e aos desafios que se deve enfrentar.

O palestrante Hugo Avelar apresentou um histórico que mostra a relação do município com o campo da cultura, falou da diferença do papel do parlamentar e do conselheiro e trouxe a questão da participação da sociedade civil, abordando os mecanismos de funcionamento dos espaços e ferramentas de participação no contexto da ALMG. Assim, o foco do discurso de Hugo foi a ocupação do espaço. “A questão é garantir um espaço de negociação, de participação” (…) “O espaço existe e tem que ser ocupado”, diz Hugo.

Para concluir o seminário, o professor José Márcio fez algumas considerações. Comentou sobre a crise de representação que vivemos e propôs uma reflexão sobre a produção, divulgação e o impacto da informação. Como disse, “A gente hoje é emissor e receptor. E nossas instituições ainda não perceberam isso”.
No período da tarde, o professor Isaque Ribeiro repetiu algumas dinâmicas realizadas com a turma no primeiro módulo do curso. Após as dinâmicas, foram feitos comentários, observando as diferenças entre o primeiro e o último dia do curso.

Para finalizar, o professor desenvolveu uma atividade em que a turma foi dividida em grupos. Cada grupo discutiu sobre aspectos que consideraram positivos e negativos no curso. Depois, escolheram algum desses pontos e reapresentaram para que a turma descobrisse tais aspectos. Após a apresentação de todos os grupos, foi feita uma avaliação dos pontos positivos e negativos citados.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “Curso de Gestão Cultural do Observatório é finalizado com seminário e dinâmicas de avalição com os alunos”

  1. Avatar Sirlene disse:

    Bom dia!

    Quando será o próximo curso e como me inscrever?

    Att.

    Sirlene

    1. Avatar Alcione Lana disse:

      Olá, Sirlene
      Obrigada pelo contato e interesse.

      A previsão é que o próximo curso aconteça no 2º semestre.
      Caso queira, deixe seu contato no formulário disponível aqui https://www.observatoriodadiversidade.org.br/pensareagir/inscricoes-2/ para receber a divulgação posteriormente.

      Att.
      Equipe ODC

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos