Curso de Mediação Cultural: inscrições a partir de 22/07

José Márcio Barros, coordenador do ODC e do curso de pós-graduação em mediação em arte, cultura e educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (Foto: Christina Rufatto/Itaú Cultural)

José Márcio Barros, coordenador do ODC e do curso de pós-graduação em mediação em arte, cultura e educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (Foto: Christina Rufatto/Itaú Cultural)

O Itaú Cultural abre inscrições, a partir do dia 22 de julho, para a primeira edição do curso de mediação cultural. Realizados em São Paulo, na sede do instituto, os encontros visam à formação continuada na área, estimulando o diálogo e a troca de experiências entre os diversos tipos de profissional dedicado à cultura. O curso é gratuito e ocorre entre 31 de agosto de 2013 e 23 de agosto de 2014.

Os encontros abordarão temas como Políticas Públicas para a Cultura e Gestão de Políticas Educativas na Educação Não Formal; Acessibilidade e Inclusão; e Mediação em Espaços Expositivos, entre outros assuntos. O curso se inscreve na preocupação do instituto de criar condições para uma formação continuada em mediação cultural, já que se pode constatar a quase ausência de um curso regular específico para a formação desses profissionais no mercado.

Orientado pela ideia de mediação cultural entendida não como um ato de transmitir algo a alguém, mas como uma oportunidade de dialogar e trocar experiências, o curso será ministrado por profissionais do campo acadêmico, como formadores e pesquisadores, e também do campo da gestão prática, com passagem significativa por instituições dedicadas à cultura. Entre os nomes já confirmados estão José Márcio Barros, coordenador do curso de pós-graduação em mediação em arte, cultura e educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Antonio Canelas Albino Ruim, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mila Chiovatto, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Maria Helena Wagner Rossi, professora e escritora; e Amanda Tojal, museóloga e educadora.

Para se candidatar é necessário preencher a ficha de inscrição aqui no site do Itaú Cultural, a partir do dia 22 de julho. Além disso, enviar pelo correio currículo e carta de intenção (até 1.000 caracteres), explicando a motivação para a realização do curso.

 

Formação em Curso: Mediação na Cultura e nas Artes

Inscrições:
segunda 22 de julho a segunda 5 de agosto 2013

Período de seleção:
terça 6 a sábado 17 de agosto

Período de realização:
sábado 31 de agosto de 2013 a sábado 23 de agosto de 2014
Sala Vermelha – 35 vagas

Fonte: Itaú Cultural

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/curso-de-mediacao-cultural-inscricoes-a-partir-de-2207/

2 comentários

    • marcia lima silva em 22/07/2013 às 11:18
    • Responder

    É importante que a Educação Informal seja divulgada através de encontros e outros. Pois, a educação é o tesouro da nova geração.Sem educação, não podemos alcançar os nossos objetivos. Parabéns! Pela dedicação pela cultura!!

    Att. Marcia L. Silva

  1. -Gostaria de saber se esse curso tem a possibilidade de acontecer em Minas Gerais, podemos ter esperanças?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.