NOTÍCIAS

Seminário Políticas Culturais e Diversidade

O Observatório da Diversidade Cultural se uniu ao Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e à Unesco Brasil para debater as relações entre a diversidade cultural e suas políticas no Seminário Políticas Culturais e Diversidade.

O ano de 2020, além de ficar marcado pela ocorrência da Pandemia do COVID-19 e seus efeitos devastadores sobre a cultura, possui duas outras marcas fundamentais para a compreensão da vida cultural. Este ano a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promulgada pela UNESCO e seus países signatários, completou seus primeiros 15 anos de existência, e o Plano Nacional de Cultura do Brasil, construído com ampla participação popular, atinge seu primeiro período decenal de validade e aplicabilidade.

O processo de construção de ambos os documentos, a aplicabilidade de seus princípios, objetivos e metas (no caso do PNC) e a relação com as questões do desenvolvimento sustentável, são de importância central para a compreensão da construção das políticas culturais no Brasil nos últimos anos, especialmente no que se refere aos direitos culturais e à cidadania cultural.

Para oportunizar a ampla reflexão sobre os caminhos trilhados pela Convenção e pelo Plano Nacional de Cultura e com o objetivo de traçar os desafios para possíveis cenários futuros, o Seminário “Políticas Culturais e Diversidade: 15 anos da Convenção da UNESCO e 10 anos do Plano Nacional de Cultura” vai reunir nos dias 23, 24 e 25 de novembro um time de especialistas brasileiros. Estarão presentes Danilo Santos de Miranda (Sesc São Paulo), Isabel de Freitas Paula (UNESCO Brasil), José Márcio Barros(UEMG/ODC), Giuliana Kauark (UFRB/ODC), Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva (UFRGS), Cláudia Leitão (Observatório de Fortaleza), Giselle Dupin (Secretaria Especial de Cultura/ODC), Rodrigo Nunes (PBH), José Rogério Lopes (UFRGS), Albino Rubim (UFBa), Eloise Delagnelo (UFSc), Humberto Cunha (UNIFOR) e Guilherme Varella.

As atividades serão gratuitas e ocorrerão sempre a partir das 19 horas em transmissão on-line para os inscritos.

Para acessar a programação completa e realizar a inscrição, clique aqui 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “Seminário Políticas Culturais e Diversidade”

  1. Avatar Heloisa Marina disse:

    Olá, gostaria de participar do seminário, porém aparece que as inscrições já foram encerradas. De foto não é mais possível se inscrever?
    Atenciosamente
    Heloisa Marina

  2. Avatar Eugênia Carla Cavalcanti disse:

    Bom dia, a todos e a todas!

    Parabéns pela iniciativa.
    Sou de Recife Pernambuco.
    Professora, advogada e ativista social.

    Um abraço fraterno.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos