CURSOS

Da ideia à realização: desafios da produção cultural

produção_cultural

O debate sobre produção cultural foi a proposta da professora Luciana Salles, no sábado, dia 20 de junho. A aula abordou questões relacionados ao mercado de produção cultural e as fases de preparação de um evento. Além da apresentação de exemplos de eventos culturais.

Inicialmente, foi feita uma reflexão a respeito de questões que envolvem o mercado de produção cultural contemporâneo. Há um aumento no número de espaços culturais, uma sujeição às leis de incentivo e aos editais privados, contexto em que se faz necessária a capacitação de novos agentes culturais e a formação de um público pagante.

Outro foco discutido se refere à produção cultural, que deve ser impregnada de sentidos. Nesse tópico, foram definidos os papéis do gestor e do produtor cultural e falou-se sobre o legado dos eventos culturais. Também foi tratada a questão das produções locais pois, como disse Luciana, “é importante fomentar a produção do local”. E retomando a questão do público, este, de acordo com a professora, deve ser participativo.

Tendo como tema central os eventos culturais, a gestora cultural apresentou aos alunos as onze etapas de preparação de um evento, que são: da ideia ao projeto; captação e estabelecimento de parcerias; curadoria/escolha da programação; seleção e contratação de fornecedores; pré-produção; comunicação; atingir o público-alvo; realização; avaliação e prestação de contas. Por fim, a gestão administrativo-financeira, que é uma fase que engloba todo o processo de preparo do evento.

Para finalizar, Luciana propôs uma dinâmica em grupo, em que os alunos teriam que planejar um evento cultural, unindo uma exposição de carros de uma empresa a uma festa francesa. Cada grupo discutiu suas ideias, elaborou uma check list, fez a relação dos profissionais necessários para a realização do evento e, por fim, apresentaram o evento idealizado para a turma.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos