INFORMAÇÃO

Eleição do Conselho Municipal de Cultura: inscrições até 16/10

conselho- (1)

A Fundação Municipal de Cultura abriu inscrições para o processo eleitoral que irá escolher os novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura (COMUC). Serão eleitos 6 representantes dos setores culturais e 9 representantes das Regionais de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 16 de outubro de 2013. Os interessados em se inscrever como eleitor (apenas com direito a voto) ou como candidato a uma vaga no Conselho devem preencher e imprimir o formulário disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br. Em seguida, toda a documentação exigida pelo edital deve ser entregue na sede da FMC (Rua Sapucaí, 571, Floresta) ou mesmo em um dos equipamentos culturais ou Secretarias Regionais da Prefeitura.

O edital do processo de eleição da COMUC foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 26 de setembro. No edital estão descritas todas as orientações e exigências para a inscrição no processo eleitoral.

Consulte aqui o Edital

As Assembleias

O processo eleitoral do Conselho Municipal de Cultura acontecerá em duas assembleias diferentes:

No dia 30 de novembro, acontece a assembleia eleitoral para escolha dos 6 representantes do setores culturais (artes cênicas; artes visuais; audiovisual; música; literatura, livro e leitura; manifestações da cultura popular). Apenas os candidatos e eleitores inscritos nestes setores poderão participar do pleito.

No dia 1º de dezembro, acontece uma nova assembleia que irá escolher os 9 representantes das Regionais de Belo Horizonte. Será eleito um representante de cada Regional (Centro-sul, Oeste, Leste, Noroeste, Nordeste, Norte, Pampulha, Venda Nova e Barreiro). Desta assembleia, participam apenas candidatos e eleitores inscritos para a representação das regionais.

O COMUC

O Conselho Municipal de Cultura de Belo Horizonte foi criado em 2008. O órgão é constituído por 30 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 15 representantes eleitos pela sociedade civil e 15 membros designados pelo Poder Executivo Municipal. O COMUC é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e consultivo, vinculado à Fundação Municipal de Cultura.

Sua característica fundamental é o poder de controle sobre as ações públicas da política de cultura de Belo Horizonte. Entre suas principais funções está a fiscalização e avaliação do Plano Municipal de Cultura. Também é atribuição do Conselho fiscalizar e avaliar o cumprimento das diretrizes e dos instrumentos de financiamento da cultura.

Inscriçõeswww.bhfazcultura.pbh.gov.br

Dúvidaseleicaocomuc@gmail.com 

Fonte: PBH

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos