Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas gratuitos do Observatório da Diversidade Cultural

Realizadas em Belo Horizonte, Ipatinga e Itaúna, as atividades contemplam iniciação e aprofundamento em Gestão Cultural, Mapeamento da Diversidade e oficinas sobre a temática da Diversidade Cultural

Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas que o Observatório da Diversidade Cultural oferece no primeiro semestre de 2019. Os interessados podem escolher entre o CURSO DE INICIAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL (Belo Horizonte), CURSO DE APROFUNDAMENTO EM GESTÃO CULTURAL (Ipatinga), CURSO DE MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL (Ipatinga e Itaúna) e as oficinas MODOS DE BRINCAR E LEMBRAR: O LÚDICO, A MEMÓRIA E A DIVERSIDADE; e MODOS DE LEMBRAR E ESQUECER: OFICINA DE MEMÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL (ambas em Ipatinga e Itaúna).

As atividades são totalmente gratuitas e podem participar maiores de 16 anos, que atuem ou tenham afinidade com a área da cultura, ter disponibilidade para para participar das aulas e ser morador ou moradora das cidades onde são realizadas ou cidades vizinhas. Certificados de frequência serão emitidos para os que participarem da carga horária mínima de cada atividade

Para se inscrever basta preencher os formulários de inscrição disponível para download abaixo e enviar para o e-mail producaoodc@gmail.com conforme o cronograma de inscrições abaixo. As vagas são limitadas e as fichas de inscrição serão avaliadas por uma comissão, sendo os selecionados informados por e-mail antes do início das aulas.

Os cursos e oficinas são realizados pelo ODC e contam com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além da parceria do Instituto Cultural Usiminas e do Centro da Juventude de Itaúna.

BAIXE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES

*ATUALIZADO EM 2/4/19

Saiba mais sobre cada curso e oficina

CURSO DE INICIAÇÃO À GESTÃO DA CULTURAL
Voltado a agentes e gestores culturais, bem como instituições culturais que pretendam melhor estruturar sua atuação na área. O curso une aspectos teóricos e práticos em nove módulos para aprofundamento. Serão 20 vagas com carga horária total de 102 horas para uma turma em Belo Horizonte.

CURSO MAPEAMENTO DA DIVERSIDADE
Desenvolver pesquisa e mapeamento da realidade sociocultural local, por meio de exercícios conceituais e práticos e metodologia para sua identificação, registro e promoção. Após formação e acompanhamento dos agentes culturais na identificação e reconhecimento da diversidade de expressões culturais da região em que vivem, as informações serão organizadas e disponibilizadas à sociedade em plataforma digital, em estreita articulação com o poder público municipal, de modo que as informações impactem positivamente nas políticas públicas locais. Para o mapeamento, haverá ênfase nos espaços e equipamentos, fazedores de cultura individuais e coletivos e ações artísticas e culturais que ocorrem na cidade. O curso tem carga horária de 60 horas e 35 vagas em cada turma (Ipatinga e Itaúna).

CURSO DE APROFUNDAMENTO EM GESTÃO CULTURAL
Com carga horária de de 120 horas, o curso trata temas de aprofundamento para aqueles que já possuem relativo conhecimento sobre o campo da gestão cultural. Os módulos abrangem economia da cultura e a economia criativa; a construção da sustentabilidade em projetos culturais; possíveis articulações entre cultura e turismo; e formação de público. São 30 vagas para a turma em Ipatinga.

OFICINA MODOS DE LEMBRAR E ESQUECER” OFICINA DE MEMÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL
A atividade pretende despertar a sensibilização sobre as formas cotidianas e informais com que a população de cada município atendido produz seus registros informais, expressando os modos de lembrar presentes nas práticas diárias de se organizar agendas, bilhetes, cadernos, recados, coleções pessoais. Serão 30 vagas disponibilizadas por cidade (Ipatinga e Itaúna) e 24 horas de oficina.

OFICINA MODOS DE BRINCAR E LEMBRAR – OFICINA SOBRE O LÚDICO, A MEMÓRIA E A DIVERSIDADE
A ação, ofertada nos três municípios atendidos pelo projeto, apresenta as práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais como fontes para a compreensão da relação memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural. O foco é em arte educadores e mediadores de diversas instituições culturais e educacionais. A oficina tem duração de 24 horas e também será realizada para turmas de 30 alunos em Ipatinga e Itaúna.

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/estao-abertas-as-inscricoes-para-os-cursos-e-oficinas-gratuitos-do-observatorio-da-diversidade-cultural/

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Antonio Ubirajara Patricio em 13/05/2019 às 18:28
    • Responder

    Prezados da Direção do ODC:
    gostaria de saber se ainda posso fazer a inscrição no curso de Aprofundamento em Gestão Cultural em Ipatinga.
    fiz contato com o cel 996147097 a pessoa me falou que saiu deste Projeto e que eu teria de acessar o site .

    Aguardo sua Resposta.

  1. Gostei muito da proposta quem são os oficineiros?

    1. Olá Leo!

      Os professores dos cursos do ODC são colaboradores e integrantes da ONG e do Grupo de Pesquisa.

      Para as oficinas em questão teremos o Maurício Lima (Modos de Brincar) e o José Márcio Barros (Modos de Lembrar).

    • Vera Lúcia Virgilino e Meireles em 22/02/2019 às 11:04
    • Responder

    Bom dia
    Fiquei interessado no curso , mas não consegui abrir o link para fazer a inscrição.

    1. Vera, ainda com dificuldades? Te enviei a ficha de inscrições no e-mail que colocou aqui 😉

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.