INFORMAÇÃO

Aula discute financiamento e viabilização de projetos

Aula odc

O Mestre em administração e profissional na área de gestão pública, Thiago Alvim, ministrou, no último dia 16 de maio, o módulo “Mecanismos de financiamento e de viabilização  de projetos culturais”, do curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. Foram abordados os setores dos quais decorre o financiamento de projetos culturais: governos, empresas e pessoas físicas. Como a demanda é maior do que os recursos, é preciso fazer escolhas, estabelecer prioridades, como explicou. É preciso “descentralizar a cultura”, afirmou  o professor.

Alvim tratou dos modelos adotados na França e Estados Unidos. O principal foco, porém, foi o financiamento da cultura no Brasil que apresenta um modelo híbrido. Refletir sobre as formas de financiamento permite analisar as técnicas relacionadas ao incentivo fiscal, destacou ainda. Outro ponto abordado refere-se à maneira como o financiamento se realiza, por meio de execução direta ou indireta, fomento direto ou indireto e através de investimento privado incentivado ou não.

Para tratar do orçamento público da cultura, o professor apresentou aos alunos o conceito de “ensimesmar” e esclareceu sobre o índice de ensimesmamento, referente à porcentagem dos recursos do orçamento público aplicados diretamente.

Em discussão, também, a lei de incentivo e suas modalidades, o Fundo de Projetos Culturais, incentivo fiscal, patrocínio e motivações envolvidas, políticas públicas, sistema “crowdfunding” – com o uso de plataformas on line de financiamento coletivo. A aula incluiu análise de vários gráficos, com ativa participação dos alunos; análises voltadas à “abrangência dos projetos”, como enfatizou o professor.

Thaís Milani

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos