↑ Retornar para FORMAÇÃO

Imprimir Página

Seminário da Diversidade Cultural

SEMINÁRIO DA DIVERSIDADE CULTURAL

 

ANO EDIÇÃO HISTÓRICO
2005 I TEMA: Diversidade Cultural: O debate internacional para sua preservaçãoO primeiro Seminário da Diversidade Cultural foi realizado em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil, a ONG internacional GERM – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Mundializações, e apoio da Escola do Legislativo. O Seminário acompanhou a Assembleia da UNESCO que votava a Convenção para a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
2007 II TEMA: Educação, Desenvolvimento, Música e DançaEm sua segunda edição, o seminário consolidou a criação do portal do Observatório da Diversidade Cultural (www.observatoriodadiversidade.org.br). Foi realizado por meio de  parceria entre a PUC Minas, através de sua Diretoria de Arte e Cultura, o Ministério da Cultura, através da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural e de sua Representação Regional em Minas, o Governo do Estado, através da Fundação Clóvis Salgado, FAPEMIG e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a USIMINAS, através de seu programa USICULTURA, SATED Minas – Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais – e o apoio da Embaixada do Canadá no Brasil e da UNESCO.
2008 III TEMA: Ações para proteção: Políticas públicas, Gestão e ComunicaçãoO III Seminário da Diversidade Cultural contou com a presença de nomes como Américo José Córdula (SID/MinC), Clarah Averbuck (escritora), Bráulio Tavares (pesquisador), Lia Calabre (pesquisadora), Ulrike Agathe Schröder (músico – Alemanha). Logo depois, como fruto do III Seminário da Diversidade Cultural, foi publicado o livro “Diversidade Cultural – da proteção à promoção”, pela Editora Autêntica.
2009 IV TEMA: Entendendo a Convenção da DiversidadeA quarta edição do seminário foi realizada em parceria com o Ministério da Cultura, e foi um importante momento de discussão acerca da “Convenção para a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO”.
2010 V TEMA: Promovendo Diversidade, superando desigualdadesO V Seminário da Diversidade Cultural, contou com nomes como Luiz A. Albornoz, da Universidad Carlos III de Madrid e do Observatório de Cultura y Comunicación; Gilson Schwartz, da USP; Laure Emperaire, do Institut de Recherche pour le Développement; Jurema Machado, da UNESCO e Gustavo Lins, da UNB.
2011 VI TEMA: Comunicação, Educação, Criatividade e Diversidade CulturalO VI Seminário da Diversidade Cultural abordou nos dois dias do evento os seguintes temas:- Políticas Públicas para a Diversidade Cultural- Comunicação e conteúdos culturais: criatividade ou fast food midiático?- Educar para a diversidade- Diversidade cultural e economia criativa

Além de 4 mesas de debate, inserimos na programação oficinas paralelas (“Si ocê quisé vem”, com Rui Moreira, e “Diversidade, intercultura e educação: uma perspectiva  teórico-prática para o trabalho do docente”, com Gil Esper), realizadas pela manhã. Também na última edição, foi lançado o livro Diversidade Cultural e desigualdade de trocas, de José Márcio Barros e Giuliana Kauar (orgs.).

2014 VII Em sua sétima edição, o seminário traz ao debate temáticas permanentes e emergentes que relacionam a diversidade cultural a questões como o espaço público, subjetividade, mercado audiovisual, movimentos sociais urbanos, instituições, políticas públicas e comunicação. www.observatoriodadiversidade.org.br/seminario2014

 

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/formacao/seminario-da-diversidade-cultural/

3 comentários

  1. Sonia

    Maravilhoso evento. Parabéns aos organizadores. Estou a guardando a próxima edição.

  2. luzania

    Prezados,
    Gostaria de informações sobre a edição de 2015 do seminário da diversidade cultural.

  3. Janis Anhaia

    Prezados,
    Gostaria de informações sobre a edição de 2015 do seminário da diversidade cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *