NOTÍCIAS

Gestão em pauta: veja o relato da última aula no curso do Observatório


gestao

Formada em psicologia e mestre em Gestão Social, Desenvolvimento Local e Educação, Adriana do Carmo ministrou o módulo Gestão de Projetos Culturais no sábado dia 13/06. O décimo módulo do curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural abordou temáticas relacionadas à administração, ao papel do gestor cultural e ao desenvolvimento de projetos culturais.

Foi posta em questão a diferença entre administração e empreendimento, definindo os conceitos e o papel do empreendedor e foi debatido se a inovação é inata ou se pode ser aprendida. Também foi colocado em pauta o que é gestão, uma disciplina que depende de conhecimento, habilidades e atitudes e envolve planejamento, controle, organização e direção.

O papel e as funções do gestor cultural também foram itens discutidos na aula. Como disse Adriana, o papel do gestor cultural é “articular e fazer mediação entre o público, o artista, o mercado e as políticas públicas” e sua função se apresenta, dentre outras, nas áreas da comunicação, administração e política.

O curso abordou ainda a relação entre gestão cultural e articulação social, as dualidades, os desafios e a competitividade que envolvem o campo da cultura e as competências e habilidades relativas ao profissional da área de gestão cultural. Discutiu ainda o que é uma estratégia e sua aplicação na área da cultura.

Como objetivo principal, o módulo discutiu sobre o desenvolvimento de projetos culturais e os contextos a serem analisados no início das atividades que são: economia sustentável, articulação em redes, diversidade em diálogo e pesquisa em ação.

O foco do módulo foi a execução dos projetos culturais. E debateu-se também sobre os projetos sociocriativos e a respeito do cronograma, orçamento, acompanhamento, avaliação, relatório final e indicadores dos projetos culturais. Para melhor entendimento dos alunos, a professora mostrou exemplos de pesquisas e de impactos gerados por projetos culturais.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos