Imagens da Diversidade

Giganto

giganto-000

Assim que chegou a Belo Horizonte, a jornalista e fotógrafa Raquel Brust visitou o viaduto Santa Tereza, iniciando sua pesquisa de campo. Depois de uma semana, voltaria a ocupá-lo com as fotos hiperdimensionadas resultantes do workshop Giganto, uma das atrações presentes no Festival de Fotografia Erro 99, realizado entre os dias 19 a 23 de novembro, com o propósito de fomentar e discutir a fotografia autoral.

giganto-001

Giganto – Raquel Brust – Festival Erro99 – Viaduto Santa Tereza

Giganto mostrou fotos de pessoas que nunca tinham visto São Paulo, com expressões e gestos capazes de conversar com a cidade mesmo assim. As fotos foram ampliadas e instaladas através da técnica lambe-lambe em muros, paredes, viadutos e janelas de casas comuns, na qual os moradores também fizeram parte do projeto, contando suas histórias e disponibilizando o espaço privado para um olhar coletivo.

Um rosto gigante, as pessoas vão ter que encarar!

giganto-005“Um rosto gigante as pessoas vão ter que encarar”, diz Brust sobre o impacto de Giganto nas avenidas paulistas, tomadas pelas publicidades que vendem imagens do culto ao corpo e ao consumo. Pessoas comuns têm uma relação muito mais próxima com o desgaste e finitude do papel do que com a superprodução dos anúncios, talvez, por isso, Giganto deu tão certo e foi bem inserido na cidade.

Raquel Bruts é gaúcha, de Porto Alegre; mudou para São Paulo para dedicar-se à fotografia no Curso Abril de Jornalismo. Incomodada com o suporte tradicional de exposição da fotografia, principalmente em galerias, identificou a rua e suas linguagens do street art como composição para as obras, e principalmente, como uma forma de apropriação do espaço público que provoca alguma mudança nos lugares e pessoas.

A convite do SESC, fez exposições em outras cidades no interior do estado e, desta vez, buscou histórias das pessoas do entorno do local de exposição, por meio de pesquisas de campo e mapeamento. Recebeu convites de festivais, como o Parati em Foco e o Foto em Pauta, em Tiradentes. A mesclagem de dispositivos analógicos e digitais, inclusive celulares, agregou a Giganto desafios que foram superados com novas possibilidades de montagens da fotografia. “Giganto usa instalação fotografia, vídeo, antropologia visual e é completamente contaminado, como a fotografia expandida é hoje”, diz a autora do projeto.

giganto-006

Giganto – Raquel Brust – Parati em Foco

A característica mutável também faz com que se adapte à realidade do lugar e suas especificidades. Giganto já contemplou, exclusivamente, mulheres ou homens; apresentou exposições com foco para a imagem de idosos e experimentações como projeções, colagens, entre outros. Para a fotógrafa, a imagem tem o poder de transmitir histórias. Em meio à diversidade dos conteúdos, é visível o esforço da fotógrafa para promover a interação entre pessoas e lugares, principalmente, através de marcas do tempo sobre os corpos, linhas de expressão que demonstram a força das histórias de vida que contribuem para a percepção da história da cidade.

A exposição chegou a ser comparado aos projetos do fotógrafo francês JR, ganhador do Prêmio da fundação TED, que instalou grandes imagens em fachadas de casas do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, mas Brust aponta diferenças nos dois trabalhos. Para ela, o apelo poético do Giganto é marcante, fruto do olhar da autora e de influências fortes da literatura e outros meios: “Eu sempre procuro me alimentar de outras referências, não gosto muito de ver fotografia, porque acho que vai me contaminando. A influência dos livros pra mim é importante, eu tento ler muito poesia, filosofia, literatura, ver muitos filmes, acho que é justamente esse hibridismo”, explica.

Em 2013, o projeto foi contemplado para grande exposição em São Paulo. O elevado Costa e Silva, popularmente conhecida como Minhocão, cruza a cidade e divide, espacialmente, a realidade objetivamente definida pelas condições socioeconômicas dos moradores. Durante pesquisa de campo, usuários de drogas, moradores do entorno, entre outros que vivem ali ocuparam também as 20 intalações nas pilastras de sustentação do elevado ao longo das Avenidas Amaral Gurgel e São João.

giganto-003

Giganto – Raquel Brust – Instalações nas janelas do moradores de São Paulo

giganto-004

Giganto – Raquel Brust – Instalações nas pilastras de sustentação do Minhocão

Giganto

Giganto – Raquel Brust – Instalações nas pilastras de sustentação do Minhocão

Para ver mais fotos do projeto, acesse: http://goo.gl/UUwZgr

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos