INFORMAÇÃO

I Seminário América Latina – diversidade, cultura e mídia: inscrições abertas

 AL

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para o 1º Seminário América Latina: diversidade, cultura e mídia, que a UFMG realiza de 20 a 22 de novembro no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha da universidade. As inscrições podem ser efetuadas através de formulário disponível no site do evento (selacult.tumblr.com) e na página no Facebook (facebook.com/selacult). O seminário, aberto ao público, é limitado a 250 participantes. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é interpretar a diversidade cultural latino-americana enfatizando a comunicação midiática, buscando pontos de interseção que unificam e conformam esse espaço. Ainda segundo os organizadores, a proposta não é buscar uma identidade ou a heterogeneidade dessa cultura – requer mais uma problematização das diferentes identidades representativas.

A primeira edição do seminário, coordenado pelas professoras Ângela Marques e Simone Rocha, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, abordará questões que abrangem diversificados meios de comunicação como rádio, cinema, televisão e novas mídias, sugerindo o conflito e o diálogo como movimentos interpretativos da diferenciação e da unidade materializadas nos diversos discursos e formas audiovisuais. Além disso, o evento criará um espaço de interlocução entre pesquisadores e estudantes de Comunicação da UFMG e de outras instituições latino-americanas, ampliando a temática da diversidade neste âmbito e possibilitando a discussão acerca de metodologias de pesquisa em comunicação e cultura sobre a América Latina.

Participarão do 1º Seminário América Latina: diversidade, cultura e mídia representantes de universidades estrangeiras como a Universidad de la República, do Uruguai, e a Universidad Católica Boliviana e de universidades nacionais como a Universidade Federal da Integração da América Latina (Unila), Universidade Federal do Sergipe (UFS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Brasília (UnB).

Programação

O evento será aberto com palestra acerca da comunicação e cultura nas investigações sobre América Latina, ministrada por representantes do Centro de Estudos Latino-americanos da UFMG, USP e Unila. Na parte da tarde, será realizada uma mesa com Edna Miola, da UFS, sob coordenação de Michele Dacas, da Unila. No dia 21, serão abordados desafios e possibilidades metodológicas para o estudo da comunicação e cultura na América Latina, com os palestrantes Simone Rocha e Cláudia Adrianzen, da UFMG; Maria Cristina Gobbi, da Unesp; Luiz Martino, da UnB, e Michele Dacas. Ainda nesse dia, uma palestra sobre América Latina, autonomia, resistência e uso social das mídias será ministrada por Ângela Marques, Gober Gomez e Ismar Capistrano, da UFMG, e Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No dia 22, o evento será encerrado com palestras sobre representação cultural latino-americana no audiovisual e discussões sobre diversidade, heterogeneidade e cidadania latino-americana na cultura midiática.

O seminário conta com patrocínio do Centro de Estudos Latino-americanos da UFMG e apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da universidade.

Outras informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site selacult.tumblr.com

Fonte: UFMG

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “I Seminário América Latina – diversidade, cultura e mídia: inscrições abertas”

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos