Destaque

Os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil

Foto: Evandro Teixeira

Foto: Evandro Teixeira / Foto em Pauta

Nesta segunda-feira, dia 31 de março de 2014, completam-se 50 anos do golpe civil-militar de 64. A seção Imagens da Diversidade destaca a foto de Evandro Teixeira, enfatizando, assim, a relação indissociável entre diversidade cultural e diversidade política, no contexto histórico do período da ditadura no Brasil.

Fotógrafo do Jornal do Brasil, Evandro Teixeira já participou de diversas exposições individuais e coletivas nas principais cidades do Brasil e do exterior. Suas fotografias fazem parte dos acervos do Museu de Belas Artes (Zurique, Suíça); Museu de Arte Moderna La Tertulha (Cali, Colômbia); MASP (São Paulo); Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Em 2004, Evandro teve sua vida e obra retratada em um documentário exibido nacionalmente: “Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade”.

Teixeira publicou os livros: “68: Destinos. Passeata dos 100 Mil” (2008), “Vou Viver: Tributo ao Poeta Pablo Neruda” (2005), “O Livro das Águas” (2001), “Canudos 100 Anos” (1997) e “Fotojornalismo” (1983).  Além disso, participou dos livros “O Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg” (1999), “Brasil, 500 Anos” (2000) e “Olimpíadas da Terceira Idade” (2001). Já foi contemplado com o Prêmio Especial da UNESCO no Concurso Internacional “A Família” (1993), os prêmios do Concurso Internacional da Nikon (1991 e 1975), e da Sociedade Interamericana de Imprensa.

Em tempo: confira a Exposição “Um Olhar sobre o Brasil”

A exposição retrata um período de 170 anos de história do Brasil, entre 1833 e 2003, através de fotografias que testemunham cenas, ambientes e, da mesma forma, idealizam valores, costumes e visão de mundo. Com curadoria do historiador e fotógrafo Boris Kossoy e curadoria adjunta da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Schwarcz, as mais de 300 fotografias de autorias desconhecidas às de renomados fotógrafos como Geraldo de Barros, Sebastião Salgado, Thomaz Farkas, Mário Cravo Neto, levam os visitantes a percorrer caminhos de luz e sombra, reconhecimento e descobertas sobre a nação.

Serviço

Mostra Um olhar sobre o Brasil – A fotografia na construção da imagem da Nação

Quando: até 28 de abril (visitação de quarta a segunda, 9h às 21h – fechado às terças).
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Mais informações

 

 

 

 

 

Fonte: Foto em pauta

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC lança dois novos livros no XV ENECULT

  O Observatório da Diversidade Cultural, em parceria com a UEMG, lança no próximo dia 2 de agosto, na programação do XV ENECULT, em Salvador, seus dois mais recentes livros editados. O primeiro, “Gestão Cultural e Diversidade – do pensar ao agir”, foi organizado por José Marcio Barros e Jocastra Bezerra e reúne 12 artigos […]

Livro Gestão Cultural e Diversidade e livro Planos Municipais de Cultura
CURSOS E OFICINAS

Em breve novos cursos e oficinas do ODC

Aguarde e nos acompanhe também nas redes sociais! Facebook

Mais cursos