Retornar para INSTITUCIONAL

O QUE É

O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) está dividido em duas frentes complementares e dialógicas. A primeira diz respeito a sua atuação como organização não governamental que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores culturais, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores, por meio do apoio dos Fundos Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Estadual de Cultura de Minas Gerais. A segunda é constituída por um grupo de pesquisa formado por uma rede de pesquisadores, que desenvolve seus estudos em várias instituições de ensino, investigando a temática da diversidade cultural em diferentes linhas de pesquisa.

O objetivo, tanto do grupo de pesquisa, quanto da ONG, é produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade cultural. O ODC busca, assim, incentivar e realizar pesquisas acadêmicas, construir competências pedagógicas, culturais e gerenciais. Além de proporcionar experiências de mediação no campo da diversidade cultural, entendida como elemento estruturante de identidades coletivas abertas ao diálogo e respeito mútuos.

São quatro as diretrizes de ação do ODC:

Pesquisa

Desenvolvimento, orientação e participação em pesquisas e mapeamentos sobre a diversidade cultural e aspectos da gestão cultural.

Formação

Realização de seminários, oficinas e do curso de especialização em gestão cultural – Pensar e Agir com a Cultura -, com o objetivo de capacitar os agentes que atuam em circuitos formais e informais da Cultura, Educação, Comunicação e Arte-educação para o trabalho efetivo, criativo e transformador com a cultura em sua diversidade.

Informação

Produção e disponibilização de informações focadas em políticas, programas e projetos culturais, por meio de publicações e da atualização semanal do portal do ODC e da Rede da Diversidade Cultural – uma ação coletiva e colaborativa entre os participantes dos processos formativos nas áreas da gestão e da diversidade cultural.

Consultoria

Prestação de consultoria para instituições públicas, empresas e organizações não governamentais, no que se refere às áreas da Cultura, da Diversidade e da Gestão Cultural.

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/institucional/o-que-e/