↑ Retornar para INSTITUCIONAL

Imprimir Página

O QUE É

Logo Observatório da Diversidade Cultural

O O Observatório da Diversidade Cultural – ODC – está configurado em duas frentes complementares e dialógicas. A primeira diz respeito a sua atuação como   organização não-governamental que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores culturais, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores, por meio do apoio dos Fundos Municipal de Cultura de BH e Estadual de Cultura de MG.  A segunda é constituída por um grupo de pesquisa formado por uma   rede de pesquisadores que desenvolve seus estudos em várias IES, a saber: PUC Minas, UEMG, UFBA, UFRB e USP, investigando  a temática da diversidade cultural em diferentes linhas de pesquisa.  O objetivo, tanto do grupo de pesquisa, quanto da ONG, é produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade cultural. O ODC busca, assim, incentivar e realizar pesquisas acadêmicas, construir competências pedagógicas, culturais e gerenciais; além de proporcionar experiências de mediação no campo da Diversidade Cultural – entendida como elemento estruturante de identidades coletivas abertas ao diálogo e respeito mútuos.

São quatro as diretrizes de ação do ODC:

Pesquisa

Desenvolvimento, orientação e participação em pesquisas e mapeamentos sobre a Diversidade Cultural e aspectos da gestão cultural.

Formação

Desenvolvimento do programa de trabalho “Pensar e Agir com a Cultura”, que forma e atualiza gestores culturais com especial ênfase na Diversidade Cultural. Desde 2003 são realizados seminários, oficinas e curso de especialização com o objetivo de capacitar os agentes que atuam em circuitos formais e informais da cultura, educação, comunicação e arte-educação para o trabalho efetivo, criativo e transformador com a cultura em sua diversidade.

Informação

Produção e disponibilização de informações focadas em políticas, programas e projetos culturais, por meio de publicações e da atualização semanal do portal do ODC e da Rede da Diversidade Cultural – uma ação coletiva e colaborativa entre os participantes dos processos formativos nas áreas da Gestão e da Diversidade Cultural.

Consultoria

Prestação de consultoria para instituições públicas, empresas e organizações não-governamentais no que se refere às áreas da cultura, da diversidade e da gestão cultural.

Parcerias

Desde sua fundação, o ODC vem atuando em parceria com as seguintes instituições:

PUC Minas – Programa de Pós Graduação em Comunicação Social

UEMG – Faculdade de Políticas Públicas

UFBA – Universidade Federal da Bahia

REDEPCult – Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais

Escritório da UNESCO no Brasil

Ministério da Cultura

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Departamento Regional do Sesc em Minas Gerais

Departamento Regional do Sesc em São Paulo

Observatório Itaú Cultural

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada

Instituto Kairós

Fundação Garibaldi Brasil

FAPEMIG – Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais

Fundação Clóvis Salgado

Fundação ArcelorMittal

Instituto Cultural Usiminas

Rede U40 Brasil

CEMIG

Link permanente para este artigo: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/institucional/o-que-e/