OBSERVATÓRIO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Quem Somos

Crédito imagem

APRESENTAÇÃO

O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) é uma organização não-governamental integrada a um grupo de pesquisa, que desenvolve projetos e ações de formação, investigação, difusão de informações e consultoria.

Os objetivos centrais são produzir e difundir informação qualificada, desenvolver pesquisas que gerem conhecimento crítico, realizar processos de formação e prestar consultoria no campo interdisciplinar da proteção e promoção da diversidade cultural e suas interfaces com as políticas culturais, gestão cultural, processos de mediação, memória e patrimônio, educação, saúde, meio ambiente etc.

Com sede em Belo Horizonte (MG), a ONG atua de forma presencial e virtual em diversos territórios do estado de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. O grupo de pesquisa é integrado por pesquisadores de diferentes instituições como UEMG, PUC Minas, UFBa e UFC, que atuam nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Ceará.

Coordenado desde sua fundação pelo Prof. Dr José Marcio Barros, em 2010, o ODC foi reconhecido internacionalmente como uma das melhores práticas em promoção da diversidade cultural pela comissão alemã da UNESCO.

DIRETRIZES DE ATUAÇÃO

Formação
Realização de seminários, oficinas e cursos de curta e média duração integrados ao Programa Pensar e Agir com a Cultura, com o objetivo de formar e capacitar gestores culturais, artistas, arte-educadores, agentes e lideranças culturais, pesquisadores, comunicadores e interessados em geral por meio de metodologias reflexivas e participativas.

Pesquisa
Desenvolvimento de pesquisas e realização de diagnósticos e mapeamentos utilizando-se de metodologias qualitativas e quantitativas referentes a processos de gestão cultural, construção de políticas culturais, práticas culturais etc.

Informação
Produção e disponibilização de informações focadas na diversidade cultural e seu amplo espectro de existência e diálogo, por meio da publicação de livros, edição de boletins, manutenção de um portal informativo e de uma política de difusão nas redes sociais.

Consultoria
Prestação de consultoria para instituições públicas, empresas e organizações não governamentais, no que se refere às áreas da Cultura, Diversidade e Gestão Cultural.

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

  • Programa Pensar e Agir com a Cultura / Curso Desenvolvimento e Gestão Cultural – 2003 a 2022 responsável pela formação e capacitação de mais de 5.000 pessoas;
  • Portal Observatório da Diversidade Cultural (www.observatoriodadiversidade.org.br);
  • Boletim ODC com 96 edições lançadas;
  • Pesquisa “Mapeamento da Diversidade Cultural em Belo Horizonte” (2011-2013);
  • Pesquisa “Arte, gestão cultural e território: desafios para a promoção da diversidade em equipamentos culturais públicos em Minas Gerais e Bahia” (2018-2020);
  • Seminário Diversidade Cultural – 07 edições entre 2005 e 2014 e uma em 2020;
  • Participação na Comissão de elaboração do relatório quadrienal do Brasil de monitoramento da Convenção da diversidade para a UNESCO;
  • Publicação de 9 livros e inúmeros artigos.

Equipe

Foto_de_jose_marcio_barros

José Márcio Barros

Coordenação Geral, Pesquisa e Formação

Amanda Barros

Gestão de Projetos e Execução Orçamentária

Carolina Lima

Coordenação de Comunicação e Editoria de Portal

Pesquisadores

Ana Paula do Val

Pesquisadora

Felipe de Oliveira

Pesquisador

Flávia Landgraf

Pesquisadora

Giuliana Kauark

Pesquisadora

Igor Cândido Costa

Pesquisador

Igor Souza

Pesquisador

Jocastra Holanda

Pesquisadora

Joice Araújo

Pesquisadora

Juan Brizuela

Pesquisador

Kátia Costa

Pesquisadora

Luana Vilutis

Pesquisadora

Marcelo Renan

Pesquisador

Pedro Marques

Pesquisador

Plínio Rattes

Pesquisador

Pompea Auter Tavares

Pesquisadora

Priscila Lolata

Pesquisadora

Renata Leandro

Pesquisadora

Sharine Melo

Pesquisadora

Tainara Nogueira

Pesquisadora

Tatyane Ravedutti

Pesquisadora

Vitor Barreto

Pesquisador
ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos