NOTÍCIAS

Juca Ferreira assume a Cultura em Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil anunciou, no início dessa semana, ter escolhido o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para comandar a Fundação Municipal de Cultura (FMC) a partir de 19 de junho deste ano.

Ferreira foi ministro da Cultura entre janeiro de 2015 e maio de 2016, no segundo mandato de Dilma Rousseff e agora assumirá a FMC, instituição que concentra as decisões da pasta na capital. Com a reforma administrativa, a ideia é que Juca Ferreira comande a Secretaria Municipal de Cultura, órgão que a Prefeitura de Belo Horizonte pretende recriar e que está em discussão na Câmara Municipal de BH.

Em post no Twitter, o sociólogo e biólogo Juca Ferreira conta que recebeu a proposta com entusiasmo. “Estou muito animado com a oportunidade de trabalhar a cultura numa cidade tão criativa e efervescente”. Ele também elogia a postura de Kalil na área cultural. “Dei os parabéns a ele pela coerência. Prometeu a criação da Secretaria de Cultura e cumpriu. Isso é raro nos políticos de hoje em dia, especialmente no contexto de tantos retrocessos que vivemos”, afirma o baiano. Ressaltou, no entanto, que já deu um recado ao prefeito. “Estou por dentro da situação do orçamento da cultura em BH. Já disse ao Kalil que essa preocupação dele com a área tem que vir acompanhada de um reforço orçamentário”, alertou Ferreira.

A promessa de Juca é de que vai elaborar planos para a área cultural em conjunto com a classe artística e com os cidadãos de BH. “Vamos observar as demandas e necessidades da comunidade. Meu estilo é o diálogo explícito. Assim pretendo construir políticas públicas densas para BH, que é tão importante no cenário cultural brasileiro”, diz.

 

Imagem: Agência Brasil

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos