Destaque

Mapeamento participativo de culturas tradicionais de Sabará

diversidade-sabara

O projeto “Culturas tradicionais, populares e identitárias: um processo de mapeamento participativo de pesquisa, mapeamento e disponibilização virtual”, desenvolvido pelo ODC junto a agentes culturais de Sabará, de março a novembro de 2014 foi realizado por meio de processo participativo de pesquisa e formação de rede físico-virtual, para produção e registro de conteúdos multimidiáticos por agentes culturais locais.

site

Foram mapeadas atividades culturais localizadas nas sete regionais do município, através de processos interacionais promovidos por agentes culturais participantes que apontaram sujeitos, grupos, espaços e acontecimentos do município considerados tradicionais. O mapeamento compreendeu as práticas de artesanato, artes cênicas, culinária tradicional, festas religiosas, procissão, umbanda, candomblé, congado, festa junina, música instrumental, espaço de convivência, literatura, contação de histórias, benzeção, folia de reis, horta comunitária, marcenaria e audiovisual.

Realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de MG, o trabalho contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Sabará. A plataforma construída passa, a partir de agora, a ser uma atividade da Secretaria Municipal de Cultura e da comunidade de Sabará, a quem caberá sua expansão e contínua atualização.

Guarda de Marujo de Santo Expedito – Sabará

Depoimentos dos agentes culturais

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

2 Comentários para “Mapeamento participativo de culturas tradicionais de Sabará”

  1. Avatar Ianne Carolina Ferreira disse:

    Olá!

    Gostaria de parabenizar a equipe envolvida nesse mapeamento. Belíssimo trabalho! Iniciativas assim, que de fato são concluídas, enriquece a educação e contribui para o desenvolvimento social e cultural do nosso país. Agora a cidade de Sabará tem um portal exclusivo que disponibiliza informações sobre a sua cultura, algo que muitos outros municípios infelizmente ainda não têm.

    Saudações!

    Ianne.

    1. ODC ODC disse:

      Cara Ianne, agradecemos e parabenizamos a todos os agentes culturais que participaram ativamente do trabalho, sem os quais o mapeamento participativo não seria realizado e não haveria, a partir de então, a possibilidade de prosseguir com a rede, inclusive dando continuidade à atualização do site, em Sabará.

      Grande abraço de toda a equipe ODC!

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos