NOTÍCIAS

Museu Nacional do Rio: uma tragédia para a cultura e história do Brasil

As cinzas do incêndio, que devastou o Museu de História Natural, no início da noite dia 2 de setembro de 2018, representam mais que um prédio em chamas. Elas levaram consigo grande parte da cultura, da memória, da pesquisa e da educação da nação brasileira elucidando uma perda incalculável para a história. E, para tornar o episódio ainda lastimável, o incêndio evidencia o descaso de órgãos públicos com relação a equipamentos culturais e também a nocividade das políticas de austeridade adotadas pelo atual governo brasileiro.

Segundo reportagem do G1 do Rio de Janeiro, a necessidade de reformas urgentes e a falta de recebimento de recursos tornaram-se constante nos últimos meses do museu. A matéria mostra que deveriam ser recebidos R$ 550 mil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas há três anos apenas 60% dessa verba era recebida pela instituição.

Nesta reportagem publicada pelo El País Brasil, o vice-diretor do museu, Luiz Fernando Dias Duarte, afirma que 200 anos de história do Brasil foram queimados. “Não vai sobrar absolutamente nada do Museu da História Nacional”, comentou o vice-diretor e ainda complementou que estavam em negociação com um banco para angariar fundo que, entre outras coisas, financiaria um projeto anti-incêndio: “Veja, conseguimos isso junto a um banco. Nunca conseguimos nada do governo brasileiro. A universidade federal vive à mingua”, disse.

O prédio agora em ruínas completou 200 anos no último mês de junho e contava com cerca de 20 milhões de itens em seu acervo.

A indignação com o incêndio decorrido, principalmente, da falta de cuidados como museu espalhou-se pelo Brasil. No Rio de Janeiro, cerca de 300 estudantes arrombaram os portões da Quinta da Boa Vista, onde está localizado o equipamento. Eles protestaram contra o governo do atual o presidente, Michel Temer,

acusando-o de limitar os gastos públicos nas áreas sociais, incluindo a educação, até 2036, por meio por meio da PEC 95, conhecida como PEC do Teto de Gastos.

Um pouco sobre o Museu

No vídeo abaixo, você assiste a um percurso realizado pelos educadores do Museu Nacional na área de história natural. O vídeo mostra a riqueza histórica guardada e cuidada pelo museu e mais de 190 anos de conhecimento cultural.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos