NOTÍCIAS

Nota Pública: Marielle Franco

Foto: Marielle Franco – Reprodução

O Brasil acordou hoje consternado com a trágica notícia da execução de Marielle Franco, 38 anos, socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e importante liderança na luta pela igualdade racial e de gênero.

Eleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro na eleição municipal de 2016, pelo PSOL, com a quinta maior votação, Marielle denunciava constantemente a violação de direitos humanos cometida por abusos de autoridades, sobretudo pela polícia militar, contra os moradores do complexo da Maré, comunidade onde nasceu e se criou. Há duas semanas havia assumido a relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio, criada para acompanhar a intervenção militar federal na segurança pública. Sua vida foi brutalmente interrompida a tiros na noite desta quarta-feira, na região central do Rio de Janeiro.

Estamos imensamente tristes com a morte de Marielle. O peso de sua morte é ainda maior porque não é um caso isolado. Segundo relatório da Anistia Internacional de 2017, o Brasil é o país das Américas onde mais se matam defensores dos direitos humanos: 75% das mortes registradas nas Américas no ano de 2016 ocorreram no Brasil.

Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, eleitores e assessores de Marielle nesse momento tão doloroso para todos. Também nos solidarizamos com a família e amigos de Anderson Pedro Gomes, motorista que conduzia o carro e também assassinado na noite desta quarta-feira.

Em nome do compromisso com os direitos humanos, exigimos das autoridades públicas envolvidas a imediata e rigorosa investigação do ocorrido, pois esse crime não pode ficar impune.

A biografia de Marielle será honrada na continuidade de sua luta por todos os que acreditam e escolheram lutar por um mundo mais humano, mais justo e mais igualitário. #MariellePresente!

Observatório da Diversidade Cultural

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos