NOTÍCIAS

Nota Pública: Marielle Franco

Foto: Marielle Franco – Reprodução

O Brasil acordou hoje consternado com a trágica notícia da execução de Marielle Franco, 38 anos, socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e importante liderança na luta pela igualdade racial e de gênero.

Eleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro na eleição municipal de 2016, pelo PSOL, com a quinta maior votação, Marielle denunciava constantemente a violação de direitos humanos cometida por abusos de autoridades, sobretudo pela polícia militar, contra os moradores do complexo da Maré, comunidade onde nasceu e se criou. Há duas semanas havia assumido a relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio, criada para acompanhar a intervenção militar federal na segurança pública. Sua vida foi brutalmente interrompida a tiros na noite desta quarta-feira, na região central do Rio de Janeiro.

Estamos imensamente tristes com a morte de Marielle. O peso de sua morte é ainda maior porque não é um caso isolado. Segundo relatório da Anistia Internacional de 2017, o Brasil é o país das Américas onde mais se matam defensores dos direitos humanos: 75% das mortes registradas nas Américas no ano de 2016 ocorreram no Brasil.

Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, eleitores e assessores de Marielle nesse momento tão doloroso para todos. Também nos solidarizamos com a família e amigos de Anderson Pedro Gomes, motorista que conduzia o carro e também assassinado na noite desta quarta-feira.

Em nome do compromisso com os direitos humanos, exigimos das autoridades públicas envolvidas a imediata e rigorosa investigação do ocorrido, pois esse crime não pode ficar impune.

A biografia de Marielle será honrada na continuidade de sua luta por todos os que acreditam e escolheram lutar por um mundo mais humano, mais justo e mais igualitário. #MariellePresente!

Observatório da Diversidade Cultural

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC lança dois novos livros no XV ENECULT

  O Observatório da Diversidade Cultural, em parceria com a UEMG, lança no próximo dia 2 de agosto, na programação do XV ENECULT, em Salvador, seus dois mais recentes livros editados. O primeiro, “Gestão Cultural e Diversidade – do pensar ao agir”, foi organizado por José Marcio Barros e Jocastra Bezerra e reúne 12 artigos […]

Livro Gestão Cultural e Diversidade e livro Planos Municipais de Cultura
CURSOS E OFICINAS

Em breve novos cursos e oficinas do ODC

Aguarde e nos acompanhe também nas redes sociais! Facebook

Mais cursos