NOTÍCIAS

Pesquisando a diversidade cultural: contribuições das Ciências Sociais no ENECULT

Outra atividade desenvolvida pelo ODC no XV ENECULT é a realização do Minicurso: Pesquisando a diversidade cultural: contribuições das Ciências Sociais com os professores e pesquisadores José Rogério Lopes (PPGCS-LaPCAB-Unisinos) Adimilson Renato da Silva (LaPCAB-Unisinos).

Considerando o crescente interesse nas produções acadêmicas sobre diversidade cultural, sobretudo, em relação com as políticas culturais contemporâneas, esse minicurso propõe dimensionar os pressupostos básicos de configuração da diversidade cultural, nas Ciências Sociais. Trata-se de uma parceria coordenada pelos professores José Rogério Lopes (LaPCAB-Unisinos) e José Márcio Barros (ODC/UEMG), estruturada sobre uma dupla trajetória de pesquisas e de discussões: de um lado, integra as ações do projeto de pesquisa “Políticas culturais e ambientais, comunidades e patrimônios no Brasil: algumas questões epistêmicas”, desenvolvido no âmbito do LaPCAB; de outro, recorre aos trabalhos expostos no GT Diversidade Cultural, coordenado pelos mesmos no quadro do Enecult, nos últimos três anos. Os debates do curso centram-se em questões relacionadas à delimitação da diversidade cultural e suas fronteiras: à configuração de campos híbridos de manifestação cultural, e suas problemáticas; à delimitação dos processos de reconhecimento e legitimação da diversidade cultural; e à discussão da gestão relacional da diversidade.

As atividades do Minicurso acontecerão no dia 1 de agosto, das 8:30 às 12:30 hs no Auditório A do PAF I, Campus Ondina, UFBa em Salvador.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos