NOTÍCIAS

Setembro Amarelo: o ODC também apoia essa causa

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, o Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. O projeto utiliza a cor amarela como representação da vida e da alegria, criando o simbolismo para remeter ao objetivo da campanha.

O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro. A data foi criada pela Associação Internacional e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como copatrocinadora. Durante todo o mês, monumentos, pontos turísticos e estabelecimentos de todo o país utilizam a cor amarela em suas fachadas para dar mais visibilidade à causa.

O Observatório da Diversidade Cultural também apoia a campanha, um instrumento importante e que deve ser difundido sempre que possível, afinal 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos, de acordo com  a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil foi contabilizado um aumento de 7% dos casos de pessoas que tiram a própria vida, conforme mostra pesquisa da OMS de 2016, em relação aos dados anteriores.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos