NOTÍCIAS

ODC no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

op

O ODC participa com duas oficinas da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes: “Casas, quintais e memórias: uma incursão ao espaço do vivido e da diversidade” e “Trabalho Colaborativo e em rede: diferentes e convergentes”. O Festival acontece de 5 a 28 de julho e tem como tema: “Em tempos diversos”. A intenção é incentivar a expressão de diferentes visões, em suas variadas formas: racial, social, sexual e cultural.

O evento visa ampliar reflexões sobre o respeito às diferenças, incluindo, além de oficinas, shows, fóruns e espetáculos que visam levar ao público diferentes tempos e estilos. O Festival é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Mariana, em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP), e prefeituras das duas cidades.

ODC

As oficinas oferecidas pelo Observatório da Diversidade Cultural serão realizadas de 15 a 19 de julho, como ação expandida do ODC no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2013. Ministrada por José Márcio Barros e Márcia Horta (assistente), “Casas, quintais e memórias: uma incursão ao espaço do vivido e da diversidade” tem os objetivos de desenvolver atividades de registros foto/sonoros do interior de casas e quintais na cidade de Ouro Preto, de forma a revelar seus vínculos e suas afinidades com a diversidade cultural e os modos de tecer memórias; debater os conceitos de memória, patrimônio material e imaterial e diversidade cultural; experimentar metodologias de registro foto/sonoro de espaços e narrativas e explorar a paisagem doméstica da cidade.

A proposta da oficina “Trabalho Colaborativo e em rede: diferentes e convergentes” é a criação de redes de trabalho colaborativo favoráveis à diversidade cultural, a partir de referências e percursos de seus participantes no espaço urbano. Os integrantes formarão coletivos, em torno dos interesses comuns, que produzirão registros multimidiáticos com uso das tecnologias móveis associadas à internet. Um blog reunirá as produções, gerando espaço de reflexão e debate sobre essas experiências.

Os objetivos são discutir a relação entre diversidade cultural, trabalho colaborativo e em rede; produzir registros multimidiáticos sobre temas de interesse a partir de experiências e experimentações dos participantes; criar redes de trabalho colaborativo que incentivem a troca e o diálogo entre perspectivas diversas, articulando saberes e práticas, sobre questões ligadas ao espaço urbano. Com a oficina, o ODC pretende ainda promover a reflexão sobre as possibilidades de cooperação produtiva e a potência da criação de espaços políticos, construtivos e inovadores voltados à diversidade cultural.

Visite os blogs das oficinas realizadas pelo ODC em edições anteriores do evento: 

Modos de lembrar, esquecer e viver: memória e diversidade

 

Confira a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2013.

 

Inscrições.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos