Destaque

ODC realiza mapeamento participativo de culturas tradicionais de Sabará

mapa-diversidade-cultural-s

Já pode ser conferido on line o resultado do projeto “Culturas tradicionais, populares e identitárias: um processo de mapeamento participativo de pesquisa, mapeamento e disponibilização virtual”, desenvolvido pelo ODC junto a agentes culturais de Sabará, de março a novembro de 2014. O mapeamento foi feito por meio de processo participativo de pesquisa e formação de rede físico-virtual, para produção e registro de conteúdos multimidiáticos por agentes culturais locais. O coordenador da pesquisa, José Márcio Barros, enfatiza a importância de ações de mapeamento participativo, tendo em vista, especialmente, “a organização da informação local, para geração de reconhecimento, evitando o preconceito em relação às diferenças”. Realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, o trabalho contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Sabará.

Foram mapeadas atividades culturais realizadas nas sete regionais do município, através de processos interacionais promovidos pelos 71 agentes culturais participantes que apontaram sujeitos, grupos, espaços e acontecimentos do município considerados tradicionais. O mapeamento compreendeu as práticas de artesanato, artes cênicas, culinária tradicional, festas religiosas, procissão, umbanda, candomblé, congado, festa junina, música instrumental, espaço de convivência, literatura, contação de histórias, benzeção, folia de reis, horta comunitária, marcenaria e audiovisual.

Festividades de Nossa Senhora do Rosário de Sabará

Festividades de Nossa Senhora do Rosário de Sabará

Por meio do processo participativo de mapeamento, o projeto buscou promover a integração dos agentes culturais, visando à articulação e formação de rede comunicacional local, tendo em vista, ainda, promover a visibilidade e o reconhecimento das manifestações culturais, bem como incentivar a continuidade das ações mediadas pela atuação coordenada do grupo, uma vez que a plataforma virtual continuará disponível para atualização dos conteúdos, produzidos colaborativamente.

Nayla Starling

Artesã Nayla Starling

A sensibilização dos agentes para mobilização e articulação de interesses convergentes consistiu em desafio central para a atuação coletiva. A intenção foi promover a construção de rede local de mediadores culturais que, a partir da vivência do grupo constituído, desse prosseguimento ao projeto, incentivando a mobilização do grupo e participação futura de outros agentes culturais. Durante os processos de sensibilização e mobilização, a intenção foi criar um ambiente de reconhecimento, empoderamento e legimitação da rede local, para interação entre os agentes representantes das manifestações culturais de Sabará, a fim de conferir visibilidade e integrar no mesmo espaço comunicacional expressões culturais diversas.

“Uns conhecerem a tradição dos outros”, destaca a artesã Nayla Starling. Na sua avaliação, foi muito importante a participação de todos os integrantes da rede no processo de “descoberta e divulgação de valores que estão escondidos”. Também a festeira da Folia de Reis, Maria das Graças, deseja a continuidade das ações coletivas. “Espero que o povo goste e que continue”, disse lembrando a importância das atividades culturais para a comunidade. “Por exemplo, a Folia de Reis que foi de geração pra geração e lá vai seguindo… uma cultura centenária de Sabará que todo mundo já fica esperando no final do ano”.

“Nosso congado tinha muitos jovens, mas por falta de informação, de diálogo, por força maior, alguns deles se afastaram da Guarda. Meus avós faleceram, deixaram essa raiz pra nós, que vai só aumentando mais”, reflete, por sua vez, Nilo dos Santos, da Guarda de Marujos de São Benedito. Ele ponderou sobre a importância do acesso à internet, o que ainda não foi possível para a comunidade. “Vou trazer mais fotos, mais históricos”, concluiu.

Historiadora Luciene da Silva

Historiadora Luciene da Silva

A historiadora Luciane Silva lembra a satisfação em contar com o acompanhamento do filho de 10 anos durante as atividades. “Ele se interessou e me incentiva a continuar esse caminho. Acompanhou as entrevistas, fotografou; fazia perguntas e saía pelas casas fotografando”. Para ela, a rede é uma forma de “valorização da cultura, das pessoas do município”, uma vez que considera a cultura como “o princípio de todos os valores, setores da economia e da política, de toda uma população”.

Culturas tradicionais, populares e identitárias: um processo de mapeamento participativo de pesquisa, mapeamento e disponibilização virtualsabara.mg.gov.br/cultura

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos