NOTÍCIAS

Pesquisadores do ODC apresentam suas dissertações de mestrado na PUC Minas e UFBa

Nos próximos dias, quatro pesquisadores do ODC apresentam os resultados de suas pesquisas junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) e ao Mestrado em Comunicação da PUC Minas.

No dia 17 de fevereiro, Plínio Rattes defende, na UFBa, seu trabalho intitulado “Políticas e Gestão de Equipamentos Culturais Públicos: a perspectiva dos gestores”. Sua dissertação apresenta uma análise das políticas e da gestão de equipamentos culturais públicos a partir de depoimentos de gestores e ex-gestores de oito espaços da cidade de Salvador (BA). Com a pesquisa, constata-se, entre outros aspectos, que os equipamentos culturais públicos necessitam de um maior investimento em termos de recursos financeiros e humanos; aprimoramento de seus planejamentos, comunicação e relação com os públicos; bem como de um reposicionamento na arena de discussões das políticas públicas de cultura, à altura da transformação que são capazes de provocar nas comunidades onde estão inseridos.

No mesmo dia, Katia Costa apresenta seu  trabalho intitulado “A Diversidade Cultural no Projeto de Apoio e Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura”, resultado de uma extensa pesquisa sobre como o tema da diversidade cultural foi tratado no âmbito do Projeto de Apoio e Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura (Projeto MinC-UFBA), realizado entre 2011 e 2016, pelo Ministério da Cultura, por meio da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. O trabalho analisa três dimensões do projeto: a metodologia, o processo de desenvolvimento da formação e os conteúdos compartilhados com os participantes. É importante ressaltar que essa iniciativa inaugurou uma ação singular na área de formação em políticas públicas de cultura, ao prover assessoramento técnico e formação para gestores, conselheiros e agentes culturais de municípios brasileiros.

Já no dia 20 de fevereiro, junto ao PPG de Comunicação da PUC Minas, Pedro Vasconcelos apresenta à banca sua pesquisa denominada “Midiatização e Futebol de Várzea: Um estudo de caso sobre o Inconfidência Esporte Clube”. Trata-se de um interessante estudo sobre o Inconfidência Esporte Clube (IEC),  time de futebol amador que se encontra enraizado nas práticas sociais e cotidianas no tradicional bairro da Concórdia em Belo Horizonte. Na pesquisa, é realizado um estudo de caso, que evidencia a partir da observação da temporada desportiva do ano 2015/2016 como os mais diversos processos midiáticos se inscrevem nas tradicionais práticas sociais do circuito do futebol varzeano.

Por fim, no dia 24 de fevereiro, Camila Alvarenga apresenta sua pesquisa intitulada “Comunicação, Educação, Cultura e suas Mediações: Uma imersão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens”, pela qual buscou compreender de que forma a comunicação, educação e cultura foram articuladas na concepção e na prática das ações do projeto Proteger é Preciso (ONG Oficina de Imagens), que por meio da linguagem e dispositivos atinentes à comunicação, proporciona o aprendizado de crianças e adolescentes, residentes em regiões afetadas pela mineração, quanto à mobilização, prevenção e enfrentamento de violações de direitos humanos. O trabalho buscou  identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações e das mediações comunicativas da cultura.

Plinio Rattes foi orientado pela Profa. Dra Gisele Marchiori Nussbaumer e Katia Costa, Pedro Vasconcelos e Camila Alvarenga pelo Prof. Dr José Marcio Barros.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos