NOTÍCIAS

População cigana no Brasil, diversidade historicamente ignorada

ciganos-01

A população cigana, constantemente perseguida em várias partes do mundo, aos poucos passa a ser lembrada como cultura que deve ser protegida para a promoção da diversidade cultural. De origem incerta, seus costumes e línguas são variados, não deixaram registros escritos, raramente aparecem em documentos, mas pesquisadores acreditam que, expulsos de Portugal, chegaram ao Brasil logo nas primeiras décadas da colonização. Tal fato resulta em grande parte da não aceitação dos ciganos de costumes católicos, já que não eram cristãos.
Em contexto de proximidade da Igreja com a coroa portuguesa, esta afronta moral tornava-se também uma afronta política. Hoje existem no Brasil cerca de 800 mil ciganos, de oito clãs diferentes, dentre os quais, o grupo Rom que representa o maior e distribuído por mais países. Entretanto, predominam os calon, culturalmente diferentes de outros grupos, em decorrência do grande contato com a cultura ibérica.
Na entrevista a seguir, o professor do departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, Rodrigo Teixeira, enfatiza o aumento da atenção com os povos de cultura cigana, condição insuficiente, no entanto, para derrubar estereótipos predominantes no imaginário da população brasileira, bem como garantir acesso a direitos básicos dos ciganos, como ir e vir.

ODC: Os ciganos historicamente foram perseguidos no Brasil. Esta situação está mudando nos últimos anos?

Teixeira: Pela primeira vez nos últimos cinco séculos, entre a América Portuguesa e o Brasil, os ciganos deixaram de sofrer com políticas anti-ciganas ou com o desprezo do Estado para ser contemplados com políticas em prol dos ciganos, resultado da luta de muitos associações ciganos no país e de antropólogos e outros intelectuais engajados na questão. Mas, embora o acesso a educação e saúde tenha aumentando para os ciganos, a maior parte deles sofre com a falta de água e saneamento básico, sem falar da pressão imobiliária que reduz enormemente as áreas para acampamento.

ODC: Quais são os principais desafios dos povos de cultura cigana em relação à estigmatização e descriminação que sofrem?

Teixeira: São mais de mil anos de história, na qual os ciganos são perseguidos desde que chegaram ao Oriente Médio, vindos da Índia. Os estereótipos de que são ladrões, vagabundos e tranbiqueiros são muito fortes no Brasil e nos demais países onde se encontram. Os ciganos são vistos constantemente por meio de olhar de desprezo e até de medo das demais pessoas. Os direitos ciganos, em especial, devem contemplar o direito de ir e vir de acordo com o desejo deles. Cada vez mais o fluxo entre ciganos nos países é cerceado. Nas cidades brasileiras predomina a lógica de que “o melhor lugar para os ciganos é na próxima cidade ou mais longe ainda, e não na minha cidade”.

ODC: O caráter nômade destes povos representa uma dificuldade no sentido de acesso a direitos básicos que qualquer outro cidadão brasileiro teria?

Teixeira: Há estudos sobre a origem do nomadismo entre os ciganos e uma hipótese considerada é que a condição nomade está intimamente associada a perseguições ao longo da história. Ou seja, fugir constantemente e depois criar uma vida nômade foram estratégias de sobrevivencia. O nomadismo não é adequado à lógica estatal na maioria das vezes.

Cada vez mais o fluxo entre ciganos nos países é cerceado. Nas cidades brasileiras predomina a lógica de que “o melhor lugar para os ciganos é na próxima cidade ou mais longe ainda, e não na minha cidade.”

ODC: De que maneira os ciganos veem a população mineira? Eles incorporaram elementos culturais ao modo cigano de viver?

Teixeira: As culturas ciganas são abertas ao diálogo com outras culturas. Eles chegam em Minas no começo do século XVIII vindos da Bahia, exatamente no auge da exploração do ouro e, desde então, são dezenas de cidades mineiras com comerciantes de diferentes produtos, artífices de cobre e circenses ciganos. De imediato, não é possível identificar nenhuma contribuição cigana à mineiridade, já que de um lado estamos falando de centenas ou, mais recentemente, de milhares de ciganos e de outro milhões de não-ciganos. Se já é difícil falar de mineiridade, falar de identidade cigana é tão ou mais difícil.

ODC: O que a população não-cigana tem a aprender com a diversidade cultural trazida pelos ciganos?

Teixeira: Nem todo nômade é cigano, nem todo cigano é nômade. Há uma flexibilidade cultural dos ciganos que foi combinada, no transcurso do tempo, com a preservação de determinados valores. Os ciganos conseguiram ser outros sempre, com uma extraordinária capacidade de transformação, e serem eles próprios, naquilo que há de mais antigo em sua cultura, sua hindunidade (identidade hindu), suas formas de música, sua religiosidade para além da adoção oficial de uma ou outra religião.

cigana-02

Cigana com Bandolim – Jean-Baptiste Corot, 1874

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “População cigana no Brasil, diversidade historicamente ignorada”

  1. Avatar Dulcimary Bueno disse:

    Texto bem redigido.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 09 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos