NOTÍCIAS

Primeira Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro abre inscrições

Estão abertas ao público, até o dia 19 de junho, as inscrições para quem quiser se candidatar às representações dos segmentos relacionados à Alimentação e Cultura. Também pode participar como eleitor para eleger os membros da Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro, que foi lançada no dia 08 de junho no auditório da Faculdade de Comunicação Hélio Alonso – FACHA, contando com a presença do Secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni.

A instituição da Comissão é um dos pontos do Marco Referencial da Gastronomia como Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei 7180/2015). A lei tem como objetivo abordar a gastronomia como uma política cultural, dando visibilidade e fortalecendo as culturas alimentares regionais, as atividades produtivas, comerciais, educacionais artísticas ligadas à comida, à sociedade e ao território.

“Ao criar a Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro e conceder o selo “Gastronomia é Cultura”, buscamos valorizar os diversos segmentos do ramo, reconhecendo que a comida é uma expressão cultural desde a sua produção, quando é plantada ou criada, até a forma que é preparada e servida”, explicou André Lazaroni.

Representantes da sociedade civil integrarão a banca, que acompanhará a evolução do Marco Referencial. A comissão terá a incumbência de acompanhar as diretrizes da lei, conferir o selo Gastronomia é Cultura e fomentar a Semana da Gastronomia do Estado do Rio, que ocorrerá na terceira semana de setembro. Para esta empreitada, serão eleitos por votação online, 20 representantes da sociedade civil que atuam, por exemplo, com Quilombolas, Mulheres, Direito Humano à Alimentação e Agricultura Familiar. A comissão também será composta por sete representantes do poder legislativo, uma representação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea) e uma da Comissão de Cultura da ALERJ.

 

Conheça o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura (Lei 7180/2015): https://goo.gl/AfiZH0 

Para se inscrever, se candidatar e/ou votar, acesse: http://www.cultura.rj.gov.br/comissao-gastronomia/?url=
CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO DO EDITAL
– Início do cadastro de eleitores e candidatos: 08/06, às 10h
– Término do cadastro de eleitores e candidatos: 19/07, às 18h
– Publicação dos Eleitores e Candidatos habilitados: 25/07, às 10h
– Início da votação: 07/08, às 10h
– Término da votação: 11/08, às 18h
– Resultado da votação: 15/08, às 11h

 

Imagem: Portal Informe Facha

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos