NOTÍCIAS

Programa de imersão em cultura afro-brasileira tem inscrições abertas até 6 de outubro

odc_2016_09_21_3_programa-de-imersa%cc%83o-em-cultura-afro-brasileira-tem-inscric%cc%a7o%cc%83es-abertas-ate-6-de-outubro

 

Projeto AfroTranscedence será realizado de 26 a 29 de outubro no Red Bull Station e propõe o encontro entre pesquisadores e entusiastas da cultura negra

 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do AfroTranscendence, programa de imersão na cultura afro-brasileira contemporânea. De 26 a 29 de outubro, o Red Bull Station, na região central de São Paulo, recebe o projeto que selecionará 20 pessoas por meio do site http://nobrasil.co/afrotranscendence.

 

A programação imersiva de quatro dias contará com palestras, laboratórios, workshops e vivências artísticas, tudo dividido em três eixos centrais: “Descender para Transcender: descolonizando o conhecimento”; “A memória da Criação: panorama para práticas de inversão no contemporâneo”; e “Estéticas Negra: pesquisa e processos sincréticos”.

 

Neste ano, a imersão terá ainda o Laboratório de Criação AfroTrans, espaço cuja proposta é que os selecionados criem, coletivamente, uma experiência que abordará todas as linguagens artísticas da cultura afro, tendo como pilares a história, a linguagem, o corpo, o som, a imagem e a tecnologia.

 

O programa intensivo será conduzido por especialistas, artistas e pesquisadores da área – como a especialista em cultura bantu Makota Valdina e a pesquisadora, escritora e artista de São Tomé e Príncipe Grada Kilomba. Os interessados em se inscrever devem estar relacionados, de alguma forma, com pesquisas, práticas artísticas ou manifestações tradicionais da cultura afro-brasileira.

 

O AfroTranscendence é uma realização da NoBrasil, plataforma de pesquisa e experimentos curatoriais e conta ainda com uma programação aberta ao público, com atrações como uma palestra de Grada Kilomba e exibição de filmes do Festival de Cinema Africano do Vale do Silício, parceria e intercâmbio inédito no Brasil. A agenda completa será divulgada em breve.

 

Para a diretora criativa e curadora do NoBrasil, Diane Lima, o evento deste ano propõe uma experiência expandida entre diferentes linguagens e tecnologias. “Ao mesmo tempo, o encontro também questionará o racismo estrutural presente nas instituições artístico-culturais e de produção de conhecimento”, diz.

 

Serviço:

AfroTranscendence 2016

Quando: 26 a 29 de outubro

Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo

Inscrições até 06/10 pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. Grátis.

Mais informações: http://nobrasil.co/afrotranscendence

 

Fonte: Geledés

Imagem: Geledés

 

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

1 Comentário para “Programa de imersão em cultura afro-brasileira tem inscrições abertas até 6 de outubro”

  1. Avatar Gilsa Santos disse:

    É possível fazer a imersão on line??? Ead???

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos