Destaque

Concurso fotográfico internacional aborda gênero e imigração

concurso imagens ibero.

As inscrições concurso internacional de fotografias “Miradas de Iberoamérica” estão abertas até 29 de agosto e podem ser feitas no site do programa Iber-Rutas. 

Os candidatos devem apresentar projetos que contenham de cinco a sete fotos relacionadas entre si que abordem a temática gênero e migração. Serão concedidos prêmios aos três primeiros classificados no valor de U$ 2,500, U$ 2,000 e U$ 1,500. Os vencedores receberão valores equivalentes na moeda local do país de origem. Os três projetos ganhadores poderão integrar uma mostra itinerante em alguns dos países que integram o programa.

Os resultados serão divulgados no site do Iber-Rutas ou na página eletrônica da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), organizadora do programa Iber-Rutas, no dia 19 de setembro de 2014. Os participantes também serão informados por meio dos e-mails relacionados nas fichas de inscrição.

O Iber-Rutas é um programa de fortalecimento de rotas de direitos e interculturalidade na migração ibero-americana, desenvolvido no âmbito da OEI. Busca, por meio de pesquisas, formação e difusão dos processos migratórios, contribuir para a promoção da diversidade cultural na Ibero-América configurando um espaço comum para a proteção dos direitos dos migrantes a partir de uma perspectiva intercultural.

O Iber-Rutas é coordenado pela Argentina e integrado por dez países. A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) representa o Brasil no programa. Todos os países membros contribuem para um fundo que permite a realização de projetos de cooperação.

Os objetivos da temática deste segundo concurso são os de buscar a incorporação da questão de gênero à agenda ibero-americana para o desenho e a implementação de políticas e programas específicos, além de difundir boas práticas de integração dos grupos migrantes, baseadas no diálogo intercultural.

O tema gênero e migração foi escolhido com base em estudos da Organização Internacional de Migrações (OIM), que apontaram, a partir da década de 80, uma mudança no perfil dos migrantes. A predominância masculina nestes ciclos foi substituída pela presença das mulheres em cerca de metade da população migrante em todo o mundo.

Fonte: Minc

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos