NOTÍCIAS

Quilombolas, indígenas e caiçaras se unem em fórum na luta por direitos

Fonte: Mídia Ninja

O Fórum de Comunidades Tradicionais é um espaço de encontro e fortalecimento, fundado em 2007 e localizado em Angra, Paraty e Ubatuba.

Foto: Olympia Loló / Mídia NINJA

Encontram-se nela três etnias: Caiçaras, Quilombolas e Indígenas, para compartilhamento de objetivos e lutas. Levantando as bandeiras de luta e nação, educação diferenciada, luta por território, feminismo, turismo pelos nativos e saneamento ecológico.

Sofrendo as mesmas opressões, sentiram a necessidade de um espaço para fortalecimento de suas culturas. Conta Santiago Bernardes, integrante do Fórum, que esse espaço serve como um “empoderamento da sua própria cultura“.

O Quilombo da Fazenda se localiza no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba. O parque foi criado no ano de 1986, sob muita violência, destruíram casas e plantações impedindo que aquelas famílias se alimentassem de seus plantios. Só depois, protegidos pela lei do remanescente, houve melhorias da parte do Estado e do Parque, mas até hoje ainda há repressão.

Foto: Olympia Loló / Mídia NINJA

O local faz parte do Fórum de Comunidades Tradicionais e é uma comunidade quilombola de 150 anos de geração. Reconhecidos em 2005 pela Fundação dos Palmares, ainda assim o governo não disponibiliza nenhum tipo de ajuda.

Dona Laura, moradora e matriarca do quilombo, conta que sua mãe faleceu e ficou três dias para recolhimento do corpo, devido a ponte que não havia sido construída. Estão esperando a ponte há 50 anos e ninguém ainda fez nada, por isso as crianças que moram na região não conseguem ir para a escola.

Foto: Olympia Loló / Mídia NINJA

“Quilombo não é pra tomar a terra de ninguém é pra manter a nossa história“, diz José Vieira, líder comunitário e morador do Quilombo da Fazenda. Espera que a sua cultura seja preservada, porque tem medo que isso acabe “O povo só liga pra dinheiro. Espero que aqui seja reconhecido, é a única coisa que temos…nossa cultura. O que está faltando é a humanidade”, diz ele.

 

Foto: Olympia Loló / Mídia NINJA

Luciene Vieira de 18 anos, neta de José Vieira diz que “a cultura está se perdendo dos mais novos e ninguém quer saber mais de Jongo”. Eles sofrem muito preconceito de fora por acharem que sua cultura não é “coisa de Deus”. Sente muito orgulho da liderança de Dona Laura e José Vieira: “se não fossem eles, a gente já teria perdido nossa terra”.

Ivanildes (Kerexu), Indígena Guarani e integrante do Fórum de Comunidades, reside na aldeia Yakâ Porâ (Rio Bonito). Reconhecido pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a comunidade não recebem auxílio nenhum do governo, e sofre de com a falta de luz, água e saneamento básico. É para garantir esses direitos a atuação do Fórum de Comunidades, que luta e fortalece o grupo. “As pessoas precisam conhecer o Brasil e quem vive nele”, diz Kerexu.

No Fórum de Comunidades Tradicionais se encontram, 15 comunidades caiçaras, 4 quilombos e 3 aldeias indígenas. Para mais informações acompanhe o Facebook do Fórum de Comunidades Tradicionais.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos