Destaque

Seminário Arte Negra

Seminário de arte negra

Nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira) de novembro artistas, pesquisadores e especialistas promovem debate sobre a arte negra

Com o intuito promover um debate sobre a arte negra, o Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado – Cefart propõe o Seminário Arte Negra nos dias 19 e 20 de novembro.

Com foco no Teatro e na Dança, especialistas, pesquisadores e artistas expõem suas experiências pessoais e discutem estudos sobre a produção cultural de matrizes africanas.

No primeiro dia de atividades, a cineasta e pesquisadora da UNESP, Marianna Monteiro, exibe e comenta o curta Balé de pé no chão que relata a trajetória da bailarina Mercedes Baptista, considerada a principal precursora da dança afro-brasileira. A programação conta ainda com a mesa de debate Diversidade cultural brasileira e sua relação com os fluxos e refluxos África/Diásporas/África com Marianna Monteiro, Carla Andrea Nascimento e mediação de José Márcio Barros.

Na sexta-feira, como um desdobramento das palestras, os alunos do Cefart e os bailarinos da Residência em Dança participam de uma Mostra Artística com apresentação do trabalho Work in Progress, seguida de mesa de bate papo com o público para explicar os processos de criação. Antes do encerramento das atividades, Benjamin Abras, Sérgio Pererê e Gil Amâncio problematizam o tema Arte Negra como manifestação patrimonial da humanidade. Confluências entre tradição e contemporaneidade com mediação de Roger Vieira.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação do local.

PROGRAMAÇÃO – 19 DE NOVEMBRO

Horário Tema Palestrante
9h Welcome Coffee
9h15 Exibição do filme Balé de pé no chão
10h30 Comentários: Marianna Monteiro
11h30 Debate
12h Intervalo – Almoço
14h Diversidade cultural brasileira e sua relação com os fluxos e refluxos África/Diásporas/África Mediador – José Márcio Barros (BH)(Observatório da Diversidade Cultural)
Marianna Monteiro (SP)
(cineasta e pesquisadora da UNESP)
Carla Andrea Nascimento (BH)
(Grupo Circo Teatro Olho de Rua)
15h30 Debates
16h30 Encerramento

PROGRAMAÇÃO – 20 DE NOVEMBRO

Horário Tema Palestrante
9h30 Welcome Coffee
10h Abertura – Roger Vieira
Apresentação – Fabrício Martins
10h15 Apresentação artística: Work in Progress – Residência em Dança do Cefart – The Battle. Criação: Gil Amâncio (apresentação, conversa sobre o processo de criação e debate com público)
11h45 Debate
12h Intervalo – Almoço
14h Arte Negra como manifestação patrimonial da humanidade. Confluências entre tradição e contemporaneidade. Mediador – Roger Vieira (BH)
(Diretor do Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS – Cefart)
Benjamin Abras (BH)
(Artista multimídia, poeta e dançarino)
Sérgio Pererê (BH)
(Cantor, compositor, multi-instrumentista e ator)
Gil Amâncio (BH)
(Músico, professor, preparador corporal e curador do Festival de Arte Negra 2011)
17h30 Encerramento

 

Serviço:

Evento:
Seminário Arte Negra
Data:
De 19 de Novembro, Quinta a 20 de Novembro, Sexta
Horário:
Quinta-feira das 9h às 16h30 | Sexta-feira das 9h às 17h30
Local:
Teatro João Ceschiatti
Classificação etária:
Livre

Fonte: http://fcs.mg.gov.br/programacao/seminario-arte-negra/

Para mais informações acesse o site http://fcs.mg.gov.br/ ou ligue para (31) 3236-7400.

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos