NOTÍCIAS

UFGD vai sediar cátedra da Unesco com o tema Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras

A Universidade Federal da Grande Dourados foi selecionada para sediar, pelos próximos três anos, a Cátedra Unesco “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras”. No último dia 8 de fevereiro, o professor Losandro e o magnífico reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, estiveram em Brasília para uma reunião com representantes da Unesco.

Através das cátedras, a Unesco busca prestigiar o trabalho de pesquisadores que se envolvem com temas relevantes para uma melhoria da qualidade de vida de grupos sociais ou territórios em vulnerabilidade. De certa forma, a Cátedra Unesco “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” é um reconhecimento ao trabalho que já vem sendo realizado por docentes dos cursos de História, Ciências Sociais, Antropologia e Direito da UFGD, que realizam diversas pesquisas envolvendo estes temas.

Segundo o professor Losandro Antônio Tedeschi, que coordenou o projeto da cátedra, a Unesco tem prioridade em trabalhar com gênero e diversidade cultural, e a UFGD tem grande número de pesquisas nestas áreas. Além disso, o fato de a UFGD estar em região de fronteira também desperta um maior interesse da entidade ligada à ONU.

“Nossas pesquisas trazem luz à vulnerabilidade da mulher na região de fronteira. Esta cátedra busca destacar o feminino dentro do mosaico que é esta região. Será a única cátedra do País a estar numa região fronteiriça – entre Paraguai e Bolívia. E o Paraguai é um país onde não existe representação da Unesco. Além disso, em nossa região existe a questão guarani, e a vulnerabilidade indígena”, enumera Losandro.

Gênero e diversidade

A UFGD já realiza várias pesquisas e ações ligadas à diversidade e gênero na fronteira, mesmo antes da implantação da cátedra. O próprio professor Losandro é coordenador do Laboratório de Gênero, História e Interculturalidade, que atua em pesquisas sobre o assunto.

Além disso, atualmente, a Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFGD) oferece a especialização em Estudos de Gênero e Interculturalidade, através do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Pronera).

No próximo dia 22, o Pronera realizará um colóquio internacional sobre Estudos de Gênero e Interculturalidade na UFGD. Durante o evento será lançado o livro Leituras de Gênero e Interculturalidade, que está em processo de editoração.

A cátedra Unesco servirá para catalisar essas ações e promover uma maior troca de informações entre diferentes áreas do saber que pesquisam este tema. Dessa forma, deve atrair mais docentes e estudantes que trabalham com gênero e diversidade cultural.

Também através da cátedra há perspectiva de mobilidade acadêmica docente, no sentido de que professores daqui podem ser convidados a ministrarem aulas e palestras no exterior e vice-versa. A cátedra terá duração de três anos, renováveis por mais três, dependendo de avaliações da Unesco.

Foto tirada em Brasília, com a assessora do setor de Educação e Cultura da UNESCO, Monica Pimentel, o coordenador da Cátedra UNESCO/UFGD, professor Losandro Antonio Tedeschi, o reitor da UFGD Damião Duque de Farias, a coordenadora da área da Cultura no Brasil, Patrícia Reis da Silva, e o representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz.

FONTE: Universidade Federal da Grande Dourados

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos