NOTÍCIAS

O lúdico, a memória e a diversidade

Oficina reúne brincadeiras e jogos de diferentes tempos e contextos culturais  

A Oficina  “O Lúdico, a Memória e a Diversidade – modos de brincar e lembrar” aconteceu, de 9 a 13 de julho, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

O coordenador do ODC, José Márcio Barros e os colaboradores Maurício de Araújo Lima e Debora Maia estão à frente da ideia que  convida ao debate, experimentação e registro de práticas lúdicas mediadas por brincadeiras e jogos tradicionais.

Esta é a segunda edição da oficina que reúne jogos e brincadeiras de diferentes tempos e universos culturais, incentivando o diálogo, a experimentação e a criação, para compreensão da relação entre memória, patrimônio imaterial e diversidade cultural. Os integrantes debatem os conceitos de memória, identidade, diversidade cultural e patrimônio imaterial, bem como produzem registro audiovisual sobre as práticas lúdicas. Confira os resultados no blog da oficina.

O Lúdico, a Memória e a Diversidade – modos de brincar e lembrar 

 Quem coordena:

 José Marcio Barros é antropólogo, doutor em Cultura e Comunicação, professor e pesquisador da PUC Minas e da Escola Guignard-UEMG, coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.

Débora Maia é graduada em Educação Física, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, coordenadora e professora da Associação Bem Estar e Cultura Corporal, pesquisadora do Grupo MEL – Mídia, Memória, Educação e Lazer, e do Grupo GRIÔ – Culturas Populares, Diásporas Africanas e Educação (UFBA).

Maurício de Araújo Lima é graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e mestre em Interações Midiáticas pela PUC Minas, diretor de desenvolvimento de produtos da Origem Jogos e Objetos e responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais e culturais com o tema “Jogos”.

Quando: 9 a 13 de julho

Horário: das 14h às 18h

Onde: Tenda Cultural Trem da Vale, Ouro Preto.

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos