A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus tem interferido em todos os setores econômicos. Na cultura a situação é ainda pior, seja por sua natureza pública, seja por depender, em grande parte, de uma sociabilidade presencial.
Uma boa notícia é que, a despeito de todos os problemas formais e burocráticos, diversos estados e municípios elaboraram ações de apoio emergencial aos artistas.
Listamos abaixo algumas destas soluções com diversos nomes criativos, como “Cultura Dendicasa” ou “Te aquieta em casa” – quase todas são para ações à distância, por meio digital, e com aportes financeiros de pequeno valor. Mas, em todos eles fica patente que soluções existem quando há vontade política para tal.
Clique nos nomes abaixo para acessar os editais:
Fica na Rede Maninho (AMAZONAS)
Festival Cultura Dendicasa (CEARÁ)
Edital emergencial (ESPÍRITO SANTO)
MS Presente (MATO GROSSO DO SUL)
Festival “te aquieta em casa” (PARÁ)
Meu espaço – compartilhando cultura (PARAÍBA)
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]