NOTÍCIAS

Futuro da diversidade

Cultura é defendida como eixo do desenvolvimento em congresso realizado na Polônia

“O futuro da Europa depende da cultura”, afirmou o sociólogo Zygmunt Bauman, que participou do Congresso Europeu da Cultura, realizado este mês em Wroclaw (Polônia). Assim como Bauman, pensadores, políticos e artistas reunidos na ocasião situaram a diversidade cultural como elemento central para o desenvolvimento do continente.

Como disse o advogado Philippe Kern, vários fatores sustentam a argumentação em favor da cultura como fonte de recursos econômicos, dentre elas a de que a indústria cultural responde por parte importante do Produto Interno Bruto (PIB); a significativa busca pelo talento europeu quando se trata do desenvolvimento de uma economia criativa; sinteticamente, o fato de que a cultura concentra a maior parte dos recursos econômicos na Europa. Bauman advertiu que, ao mesmo tempo em que gera riquezas, o contexto de diversidade pode criar um espaço de “incomunicação babélica”. Para ele, “o mundo está se tornando um mosaico de diásporas, um arquipélago de culturas”. Lembrando que a diversidade é o maior “tesouro” que a Europa pode dar ao mundo, o sociólogo defendeu o investimento em sistemas de tradução que possibilitem o que chamou de uma “nova biblioteca de Alexandria”.

As articulações entre cultura, tecnologia e inovação; a cultura como forma de gerar vínculos e solidariedade no contexto da crise econômica atual e os limites e encontros entre arte e cultura foram temas importantes discutidos durante o evento.
Confira a matéria do jornal El Pais “La cultura… ¿salvavidas de Europa?”

Veja mais notícias aqui

 

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Anônimos Notáveis – Bairro Lindéia/Regina

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e com o patrocínio do Instituto Unimed*, realiza a oficina Anônimos Notáveis. A oficina Anônimos Notáveis tem como objetivos: mapear e difundir práticas e expressões culturais e artísticas que acontecem para além dos circuitos visados pelas mídias tradicionais; […]

Mais cursos