Encontro Funarte acontece de 8 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro;
Debates podem ser acompanhados via twitter
Com o intuito de promover o aperfeiçoamento das políticas para as artes em âmbito nacional, a Fundação Nacional de Artes realiza o I Encontro Funarte de Políticas para as Artes. O evento visa promover um diálogo qualificado em torno das políticas brasileiras empreendidas especificamente para as artes, e divulgar trabalhos teóricos e práticos no campo das ações políticas, das reflexões históricas e teóricas, fortalecendo a atuação de instituições de interesse público, a sociedade civil e agentes culturais que produzem e difundem a arte no país.
Aberto para o público em geral, o evento reúne especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área. A programação é composta por mesa de experiências e de exposições, grupos de trabalho de boas práticas e mostra artística. As discussões têm como pano de fundo cinco eixos temáticos: arte e tecnologia; fomento; artes e economia criativa; gestão de políticas culturais; arte e sustentabilidade.
O Encontro acontece de 8 a 10 de novembro, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. A abertura está acontecendo na tarde desta terça-feira, com a presença de secretários do Ministério da Cultura – MinC e diretores da Funarte. A programação prosseguirá com a mesa “Políticas para as Artes I: Diversidade e Cidadania em pauta”, com a presença de José Márcio Barros, coordenador do ODC; Pedro Domingues, coordenador geral de cidadania cultural da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural /MinC; Francisco Raposo, Gerente de Programação do CCBB-RJ; Fiorella Solares, Ação Social pela Música do Brasil; Gringo Cardia, Spetaculu Escola de Arte e Tecnologia; e José Maurício Dias, Assessoria Especial da Presidência da Funarte.
Na quarta-feira e na quinta-feira, a programação continua com mesas sobre “Experimentação e Difusão Cultural”, “Cidadania Cultural e Literatura em Debate”; “Economia Criativa e Inovação”, “Memória, Preservação e Tradição na Contemporaneidade”; e “Políticas para as Artes – Desafios Contemporâneos”.
A programação detalhada e nomes dos participantes podem ser conferidos no site do evento . Os debates podem ser acompanhados pelo twitter.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]