Estados e municípios serão mobilizados para estruturarem seus próprios sistemas
No próximo dia 22 de novembro, o Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais será o ponto de encontro entre representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, municípios e sociedade civil para apresentação e debate sobre o tema “Sistema e Plano Nacional de Cultura”. O Fórum é promovido pelo MinC, Funarte, Fundação Municipal de Cultura, UFMG, Associação Mineira de Municípios e Observatório da Diversidade Cultural.
A implantação do Sistema Nacional de Cultura tem como foco articular a federação, poderes públicos e sociedade em torno da cultura como fator de desenvolvimento nacional. Estados e municípios serão mobilizados para estruturarem seus próprios sistemas, com órgãos gestores, conselhos, planos e fundos. É por intermédio destas estruturas que as políticas serão operadas e os entes da República estabelecerão diálogos e parcerias.
O Fórum será realizado de 14h às 17h30 na Funarte MG, que fica na rua Januária, 68 – Floresta.
Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais
Data: 22 de novembro de 2011
Horário: de 14h às 17h30
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Floresta – BH/MG
Informações: claudia.castro@cultura.gov.br
Convidados:
Secretário de Articulação Institucional, Roberto Peixe: Designer, arquiteto e gestor cultural, foi secretário de Cultura de Recife de 2001 a 2008. Secretário do Patrimônio Cultural e Turismo da cidade de Olinda, em 1995. A partir de 2009, assumiu o cargo de coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e passou a coordenar a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula – Formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie de São Paulo, ator e pesquisador de culturas populares. Na gestão do Presidente Lula, entre 2004 e 2005, colaborou com o MinC na articulação e realização do I Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares. Em 2006, foi convidado para trabalhar na Gerência de Diversidade Cultural na Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural e em 2008 foi nomeado como secretário. A SID foi responsável pela inclusão de diversas segmentos da diversidade cultural nas políticas de cultura, através de grupos de trabalhos, fóruns, seminários e articulação de colegiados setoriais e conselhos. Atualmente na gestão da presidente Dilma Roussef, é Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais, responsável pela Coordenação do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.
Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras: Formada em Comunicação Social, pela PUC-MG, é pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Cultural, pelo IEC – Instituto de Educação Continuada. Atua nas áreas de gestão e produção cultural há mais de 15 anos, em instituições públicas e privadas com ampla experiência na gestão de espaços culturais e em marketing cultural, como: Museu de Arte da Pampulha, Fundação Clóvis Salgado, Instituto Cultural Usiminas, Circuito Cultural Praça da Liberdade. Como professora, ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas de gestão cultural, marketing cultural, produção cultural e patrimônio cultural. Realizou estágio internacional no Japão em importantes instituições culturais de Tokyo e Kyoto, além de coordenar a Comissão Mineira para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia Oliveira Horta: Formada em História e especialista em História do Brasil e em Gestão e Planejamento Cultural pela PUC-MG. Atua na área de gestão e produção cultural há mais de 20 anos, tendo executado vários projetos na região do Vale do Jequitinhonha. Foi assessora de Ação Cultural na antiga Secretaria Municipal de Cultura-PBH. Realizou a coordenação executiva do Programa Oficina de Cultura da SEC-MG na Pró-Reitoria de Extensão da UEMG-BH. Na UEMG, em Diamantina, atuou como professora no Curso de Pedagogia da FAFIDIA e Assessora de Ação Cultural da FEVALE. Integra os seguintes conselhos e ongs: presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Diamantina; presidente Interina do Conselho de Desenvolvimento de Políticas para o Turismo; diretora de Municípios do Circuito dos Diamantes, Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Associação Nacional das Cidades Históricas.
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montezuma: Miraídes Cordeiro dos Santos é licenciada em letras pela Uniube, atuante em grupos de discussões como segmento de sociedade civil; assumiu a secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montezuma desde 2009.
Mediador: Superintendente-Geral da Associação Mineira de Municípios, Gustavo Persichini de Souza: Mestre em Administração Pública, com ênfase em Gestão da Informação pela Fundação João Pinheiro; MBA Executive International em Gestão da Controladoria, Auditoria e Tributos pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University; Especialista em Administração Pública, com ênfase em Controle Interno pela Fundação João Pinheiro; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo de Minas Gerais; Bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro; Bacharel em Direito pela PUC-Minas. Exerceu, por 18 anos, a função de Gestor Público na área de Auditoria e Controle, mais especificamente na análise, aprovação e orientação na execução de recursos públicos. Professor Titular e Convidado de cursos em escolas de grande prestígio em Minas Gerais, como UFMG, Fundação João Pinheiro, FEAD, IEC PUC MINAS, Unimontes, dentre outras; Professor do Mestrado em Administração com ênfase em Gestão Pública da FEAD; Coordenador e Professor do curso de pós Graduação em Administração Pública do SENAC/MG, além de participante em vários outros programas de capacitação como instrutor. Co-autor do livro “Diálogo sobre Políticas Públicas” da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves da UEMG. Coordenador Nacional da parte de Administração Pública da Matriz Curricular Nacional do Ministério da Justiça.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]