Evento aberto ao público será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Diversidade Cultural
No próximo dia 21 de maio, o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) lançará a pesquisa Mapeamento preliminar de políticas públicas para a diversidade e o livro Pensar e Agir com a Cultura: desafios da gestão cultural. O evento será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Diversidade Cultural (21/05).
O ODC é uma organização não-governamental que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores. O objetivo é produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade nas vertentes: Formação, Informação, Pesquisa e Consultoria. O evento aberto ao público, com entrada gratuita, acontece no Sesc Palladium, das 19h30 às 21h30.
Na ocasião, serão apresentados os resultados da primeira etapa da pesquisa, incluindo mapas e conjunto de análises. A intenção é tornar públicos dados e análises preliminares, assim como demonstrar a importância da qualidade de indicadores e informações para a cultura e como estas podem orientar a atuação do poder público e sociedade civil, servindo de referência para a promoção da diversidade de expressões, em processos de concepção e organização de projetos e programas.
A pesquisa foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, modalidade Fundo de Projetos Culturais. O lançamento faz parte da contrapartida do ODC, acordada com a Fundação Municipal de Cultura, de projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura. O evento inaugura parceria entre ODC e Sesc Palladium.
Gestão cultural
O livro Pensar e Agir com a Cultura: desafios da gestão cultural reúne olhares diversos sobre a questão na perspectiva da proteção e promoção da diversidade, como afirma o coordenador do ODC, antropólogo e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, José Márcio Barros, em um dos textos: “Diversidade cultural e gestão são expressões que, longe de revelarem consenso e homogeneidade, nos remetem ao campo das ambiguidades e contradições com que pensamos e nomeamos nossas diferenças e nossos modos de geri-las.”
A publicação é composta, ainda, por artigos de Isaura Botelho (Doutora em Ação Cultural pela USP e consultora de Políticas Culturais), Maria Helena Cunha (Mestre em Educação/UFMG e gestora cultural), Enrique Saravia (Professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/RJ), José Oliveira Junior (Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação e supervisor de Pesquisa e Projetos do ODC), Fayga Moreira (Doutoranda do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade/UFBA), Gustavo Jardim (Fundador e gestor do coletivo independente DuRolo Filmes), Paula Ziviani (Doutoranda em Comunicação Social/UFMG) e Luciana Caminha (Especialista em Bens Culturais, Cultura, Economia e Gestão / FGV-SP e produtora cultural).
O livro tem patrocínio da Arcellor Mittal por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com a parceria da Fundação Clóvis Salgado, UEMG, Fapemig, PUC Minas, Usiminas e Fundação ArcelorMittal Brasil.
Mapeamento
A primeira fase da pesquisa Mapeamento preliminar de políticas públicas para a diversidade teve o objetivo de mapear políticas públicas gerenciadas pelo município de Belo Horizonte, para identificar os impactos dessas políticas na proteção e promoção da diversidade de expressões culturais nas nove regiões da cidade. Uma das atividades foi a construção do Mapa de observatórios atuantes na área cultural, tendo em vista sua contribuição para a pesquisa de políticas públicas do setor. Mais de 30 observatórios foram identificados. No Mapa, estão listadas as instituições que possuem sede e cujos sites estão atualizados. Dentre eles, observatórios que desenvolvem ações ligadas à educação, comunicação, cultura afro-brasileira e cultura popular.
Ao analisar programas e projetos promovidos pela FMC, a proposta contribui para definição de indicadores de diversidade cultural e cidadania, atuando de forma complementar a outras duas pesquisas, em desenvolvimento pelo ODC, para mapeamento de programas e projetos promovidos por instituições e grupos artísticos e culturais. Integram a equipe os coordenadores José Márcio Barros e José Oliveira Junior e as pesquisadoras Giselle Lucena, Lívia Espírito Santo e Priscilla Nilo.
SERVIÇO
Evento: Lançamento da pesquisa Mapeamento preliminar de políticas públicas para a diversidade e do livro Pensar e Agir com a Cultura: desafios para a gestão cultural.
Onde: Sesc Palladium (Teatro Júlio Mackenzie) – Av. Augusto de Lima, 42 – Centro.
Dia e horário: 21/05, das 19h às 21h30.
Vagas: 82 lugares, com entrada sujeita à lotação do espaço.
Patrocínio: Pesquisa (Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH – FPC) e Publicação (Arcelor Mittal por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG).
Realização: Observatório da Diversidade Cultural
Apoio: Sesc Palladium
Informações: info@observatoriodadiversidade.org.br
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]