A diversidade nos contextos da gestão cultural e redes emancipatórias
A publicação do ODC “Pensar e Agir com a Cultura: desafios da gestão cultural” já pode ser conferida neste portal. A obra reúne artigos de Isaura Botelho (Doutora em Ação Cultural pela USP e consultora de Políticas Culturais), Maria Helena Cunha (Mestre em Educação/UFMG e gestora cultural), Enrique Saravia (Professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas/RJ), José Oliveira Junior (Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação e supervisor de Pesquisa e Projetos do ODC), Fayga Moreira (Doutoranda do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade/UFBA), Gustavo Jardim (Fundador e gestor do coletivo independente DuRolo Filmes), Paula Ziviani (Doutoranda em Comunicação Social/UFMG) e Luciana Caminha (Especialista em Bens Culturais, Cultura, Economia e Gestão / FGV-SP e produtora cultural).
O livro tem patrocínio da Arcellor Mittal por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com a parceria da Fundação Clóvis Salgado, UEMG, Fapemig, PUC Minas, Usiminas e Fundação ArcelorMittal Brasil.
Direitos humanos
“Redes emancipatórias: Nas lutas contra a exclusão e por direitos humanos” aborda, por sua vez, os movimentos sociais na sociedade contemporânea. A obra apresenta investigação empírica sobre fóruns, redes inter-organizacionais da sociedade civil e redes movimentalistas, ao propor a reflexão na perspectiva de uma nova categoria analítica que acompanhe novos formatos e configurações atuais. A intenção é contribuir para o entendimento sobre o caráter emancipatório desses fenômenos no contexto político brasileiro, enfatizando as problemáticas da exclusão social e luta por direitos humanos.
O percurso da autora Ilse Scherer-Warren inclui publicações com foco nos direitos humanos, abordando questões ligadas aos movimentos sociais contemporâneos, redes sociais e desdobramentos do tema. Scherer-Warren é doutora em sociologia pela Université de Paris X, Nanterre, professora titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais – NPMS/UFSC. A autora foi professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (até 1981) fez pós-doutorado na University of London (1986), atuou como pesquisadora visitante/CNPq na UNB (2004-5), fez estágios sabáticos na USP e no CES-AL/UFMG. Atualmente participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), com projeto de pesquisadora IA/CNPq sobre as ações afirmativas e as políticas de inclusão na UFSC.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]