“Do Chico ao Pop: Jornalismo e Cultura no Acre” vai integrar o acervo da editora do ODC.
Projeto será finalizado por meio de crowdfunding
O livro “Do Chico ao Pop: Jornalismo e Cultura no Acre”, se desdobra de uma pesquisa acadêmica, realizada por Giselle Lucena, ex-integrante do ODC, sobre jornalismo cultural. Em sua versão ampliada e editada, o livro se dedica aos momentos históricos, culturais e jornalísticos do Acre, tendo como inspirador o jornalista cultural Chico Pop.
Chico Pop atuou na imprensa acreana durante as décadas de 1970 e 1980, num tempo em que o Acre vivia um intenso momento de reafirmação identitária, caracterizado pelos conflitos na floresta, surgimento da grande imprensa e consolidação de movimentos artísticos locais. “Ele inventou no Acre o movimento pop, ultrapassando fronteiras e misturando linguagens. Falava de woodstock com a mesma convicção que anunciava os saberes e fazeres acreanos”, explica a autora do livro.
Para José Márcio Barros, coordenador do ODC, o livro aborda o valor da experiência cultural na construção de uma pessoa e de uma geração. “A produção é um exemplo de como é rico olhar para além do quintal de nossas consciências e descobrir como o local e o universal dialogam entre si. A autora pratica um jornalismo investigativo que sabe equilibrar o rigor com as fontes e informações com o cuidado na lida da palavra”, comenta.
A produção é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura de Rio Branco, gerenciada pela Fundação Garibaldi Brasil e Conselho Municipal de Políticas Públicas para Cultura, com patrocínio da Unimed/Acre. Como uma das estratégias para complementar recursos, a autora optou por montar um projeto no Mobilize, uma plataforma de financiamento coletivo pela internet. “A ferramenta aumenta as possibilidades de acesso, distribuição e divulgação. Além disso, a proposta é experimentar uma ideia que vem cada vez mais se consolidando nas redes sociais na internet. A verba arrecadada será destinada ao sarau de lançamento”, diz Lucena.
Crowdfunding: A expressão significa “financiamento coletivo”. Ou seja, cada um dá um pouquinho e recebe recompensas em troca. Assim, é possível arrecadar verba diretamente da sociedade civil, de forma livre e espontânea. Giselle destinou 30% dos exemplares do livro para serem vendidos através do Mobilize. Os interessados podem ajudar com valores entre R$ 18,00 a R$ 82,00, recebendo em troca um pôster do evento, camiseta, um exemplar do livro, brindes surpresas, além, claro, de registrar seu nome como apoiador do projeto. A contribuição é feita pelo link: www.mobilizefb.com/DoChicoAoPop
Sobre autora: Giselle Lucena
Giselle Lucena é formada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAC); especialista em Produção e Crítica Cultural (PUC Minas), e mestranda em Comunicação Social (PUC Minas). No Acre, foi repórter de cultura e assessora de comunicação da Fundação Garibaldi Brasil. Em Minas Gerais, além de integrar à equipe do ODC, participou do curso de Gestão e Desenvolvimento Cultural, e dá continuidade às pesquisas sobre identidade, jornalismo e política pública para cultura.
Editora ODC
A atuação do Observatório da Diversidade Cultural – ODC continua a se ampliar em diversos lugares. Nos últimos anos, o ODC esteve em Rio Branco/Acre, participando do processo de construção de políticas públicas para a cultura, e agora, consolida também a sua atuação no incentivo à pesquisa e no campo editorial. O primeiro livro publicado pela editora do ODC foi o “Pensar e Agir com a cultura: desafios da gestão cultural”, organizado por José Márcio Barros e José Oliveira Jr, em 2012.
Datas:
O projeto no Mobilize ficará aberto para colaboração até dia 04 de março.
O livro será lançado no dia 26 de abril, em Rio Branco/Acre.
Para saber mais, acesse:
FanPage: www.facebook.com/DoChicoAoPop
Página no Mobilize: http://www.mobilizefb.com/DoChicoAoPop
Contatos: gisellelucena@gmail.com; dochicoaopop@gmail.com
[youtube]http://youtu.be/G2Pa1ziWqjs[/youtube]CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]