O ODC participa com duas oficinas da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes: “Casas, quintais e memórias: uma incursão ao espaço do vivido e da diversidade” e “Trabalho Colaborativo e em rede: diferentes e convergentes”. O Festival acontece de 5 a 28 de julho e tem como tema: “Em tempos diversos”. A intenção é incentivar a expressão de diferentes visões, em suas variadas formas: racial, social, sexual e cultural.
O evento visa ampliar reflexões sobre o respeito às diferenças, incluindo, além de oficinas, shows, fóruns e espetáculos que visam levar ao público diferentes tempos e estilos. O Festival é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Mariana, em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP), e prefeituras das duas cidades.
ODC
As oficinas oferecidas pelo Observatório da Diversidade Cultural serão realizadas de 15 a 19 de julho, como ação expandida do ODC no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2013. Ministrada por José Márcio Barros e Márcia Horta (assistente), “Casas, quintais e memórias: uma incursão ao espaço do vivido e da diversidade” tem os objetivos de desenvolver atividades de registros foto/sonoros do interior de casas e quintais na cidade de Ouro Preto, de forma a revelar seus vínculos e suas afinidades com a diversidade cultural e os modos de tecer memórias; debater os conceitos de memória, patrimônio material e imaterial e diversidade cultural; experimentar metodologias de registro foto/sonoro de espaços e narrativas e explorar a paisagem doméstica da cidade.
A proposta da oficina “Trabalho Colaborativo e em rede: diferentes e convergentes” é a criação de redes de trabalho colaborativo favoráveis à diversidade cultural, a partir de referências e percursos de seus participantes no espaço urbano. Os integrantes formarão coletivos, em torno dos interesses comuns, que produzirão registros multimidiáticos com uso das tecnologias móveis associadas à internet. Um blog reunirá as produções, gerando espaço de reflexão e debate sobre essas experiências.
Os objetivos são discutir a relação entre diversidade cultural, trabalho colaborativo e em rede; produzir registros multimidiáticos sobre temas de interesse a partir de experiências e experimentações dos participantes; criar redes de trabalho colaborativo que incentivem a troca e o diálogo entre perspectivas diversas, articulando saberes e práticas, sobre questões ligadas ao espaço urbano. Com a oficina, o ODC pretende ainda promover a reflexão sobre as possibilidades de cooperação produtiva e a potência da criação de espaços políticos, construtivos e inovadores voltados à diversidade cultural.
Visite os blogs das oficinas realizadas pelo ODC em edições anteriores do evento:
Modos de lembrar, esquecer e viver: memória e diversidade
Confira a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2013.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]