O lançamento de quatro livros da Coleção CULT da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) inclui a publicação “Federalismo e cultura no Brasil: políticas culturais no governo Lula” que tem como um dos organizadores o coordenador do ODC, José Márcio Barros, junto a Alexandre Barbalho e Lia Calabre. O livro reúne reflexões sobre a materialidade da proposta democrática do Ministério da Cultura (MinC) durante o governo Lula.
Os artigos são assinados por pesquisadores de vários estados brasileiros, dentre eles, José Márcio Barros e o supervisor de Projeto e Pesquisa do ODC José Oliveira Junior, autores de “Minas Gerais e Brasil: o diálogo entre suas políticas culturais”. A publicação compõe amplo painel de experiências político-culturais para análise do contexto político de alguns estados do país, da configuração do órgão gestor cultural estadual e da existência (ou não) de ligações, parcerias e projetos comuns entre eles e o Ministério da Cultura.
Enecult
O lançamento do livro integra a programação do IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), que acontece de 11 a 13 de setembro na UFBA. O coordenador do ODC participa do eixo temático “Políticas Culturais” que reúne trabalhos teórico-conceituais e/ou analíticos sobre políticas culturais que tratam de diversas dimensões, como: noções utilizadas; formulações, ações e objetivos; atores envolvidos; públicos pretendidos; recursos humanos, materiais, financeiros e legais acionados; sistematicidade, interfaces e transversalidades. O eixo abrange políticas para a criação, difusão, circulação, cooperação, reflexão, preservação, recepção, produção e gestão da cultura. Coordenado por Alberto Freire (FTC), tem a participação ainda de Alexandre Barbalho – UFC, Fernando Oliveira – UESC, Leonardo Costa – UFBA e Lia Calabre – Fundação Casa Rui Barbosa.
Barros também integra a mesa coordenada “Planos estaduais de cultura: desafios políticos e metodológicos. O coordenador do ODC e Hernandes Cunha (UFAC) abordarão o “Processo e a metodologia de construção do Plano Estadual de Cultura do Acre”. João Roberto Peixe (Multidesign) tratará dos “Avanços e desafios do SNC”. Eloise Helena Dellagnelo (UFSC), por sua vez, do “Projeto de apoio à elaboração de planos estaduais de cultura: a experiência na coordenação dos trabalhos desenvolvidos em 17 unidades da federação” e Lia Calabre (FCRB) discorrerá acerca dos “Planos de cultura e suas diversas dimensões territoriais”.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]