INFORMAÇÃO

Holanda cria solução para bens de museus fechados

Item da coleção do Scryption, protótipo de máquina de escrever em braile

Item da coleção do Scryption, protótipo de máquina de escrever em braile

Por Cláudia Porto

Tive, recentemente, a honra de entrevistar os teóricos da Museologia Peter van Mensch e Leontine Meijer-van Mensch sobre a Stiching Onterfd Goed, literalmente “Fundação de Bens Deserdados”, que encontra novos destinos para os objetos de museus fechados em função da crise econômica mundial ou que, por qualquer outro motivo, tenham sido destinados ao descarte.

A ideia desta entrevista surgiu de um pequeno artigo sobre a Stiching Onterfd Goed (vide link abaixo), redigido pelo casal de museólogos e divulgado entre os membros do COMCOL – Comitê para o Desenvolvimento de Coleções, do ICOM.

A título de esclarecimento do leitor, eis um exemplo da ação da Stiching: Em janeiro de 2011, o museu Sryption, em Tilburg, foi obrigado a fechar as portas. Uma grande parte de sua coleção foi direcionada a outras instituições e a parte restante foi colocada para “adoção” pela fundação. A Stiching abriu uma ampla discussão, na qual qualquer pessoa interessada  podia propor uma solução. Três propostas foram pré-selecionadas e o público foi convidado a opiniar, via Facebook e Twitter. Um juri de especialistas em patrimônio estudou as propostas e escolheu a vencedora, que foi então apresentada em um debate sobre a Ética do Descarte.

Leia a entrevista aqui.

Fonte: Blog/Cláudia Porto

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

Chamada para publicação – Boletim 101, N. 01/2024

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária  Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024   A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]

CURSOS E OFICINAS

Gestão Cultural para Lideranças Comunitárias – Online

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]

Mais cursos