Em sua terceira edição, o Seminário Políticas para Diversidade Cultural traz como novidade a apresentação de trabalhos, além dos mini-cursos e conferências. O evento é resultado da parceria entre o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA/UFBA), Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil, coletivo de jovens profissionais de cultura mobilizados em promover os objetivos da Convenção.
Buscando promover o melhor entendimento do conceito de diversidade cultural no contexto da cultura brasileira, o Ministério da Cultura realizou diversos fóruns, conferências e seminários, nenhum promovido no estado da Bahia, que propiciaram um diálogo em torno do tema da Convenção. Além disso, outras instituições, a exemplo do Observatório da Diversidade Cultural (MG) também realizaram encontros com o mesmo objetivo. No entanto, ainda se faz necessária a promoção de eventos relacionados ao tema em vários estados, sobretudo na Bahia.
A Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais, em vigor desde 2007,é o principal documento internacional que orienta e legitima os países na elaboração e implementação de políticas culturais próprias, necessárias à proteção e promoção da diversidade cultural.
O Brasil foi o 40° país a ratificar a convenção, ainda em 2007, e se destacou no cenário internacional pela sua participação no processo de negociação desta convenção, bem como pela política cultural desenvolvida pelo Ministério da Cultura a partir da eleição de Lula, em 2003. Esta mudança de política e de diretriz foi e continua sendo tema constante em estudos acadêmicos relacionados à política e gestão culturais.
III SEMINÁRIO POLÍTICAS PARA DIVERSIDADE CULTURAL
PROGRAMAÇÃO:
9h – Minicursos
Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos (com Luis Albornóz – UC3M)
A Convenção da UNESCO na atualidade (com Giselle Dupin – MINC)
11h – Compartilhamento de trabalhos
15h – Diversidade cultural, mercado e economia criativa
Palestrantes:
Anupama Sekhar (ASEF / Singapura)
César Bolaño (UFS)
Mediação: Giuliana Kauark (UFBA)
17h – Diversidade cultural, patrimônio e cidade
Palestrantes:
Catherine Cullen (Agenda 21 da Cultura / França)
Cecilia Londres (CCPC/ IPHAN)
Márcia Sant´Anna (UFBA)
Mediação: Paulo Miguez (UFBA)
9h – Minicursos
Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos (com Luis Albornóz – UC3M)
A Convenção da UNESCO na atualidade (com Giselle Dupin – MINC)
11h – Compartilhamento de trabalhos
15h – Diversidade Cultural e Comunicação
Palestrantes:
Luis Albornóz (UC3M – Espanha)
Daniele Canedo (UFS / UFBA)
Mediação: José Marcio Barros (ODC/ UEMG / PUC Minas)
17h – Usos da cultura na era global (com George Yúdice – University of Miami)
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]
parabens pelo artigo