Estão abertas as inscrições gratuitas para o VII Seminário da Diversidade Cultural que acontecerá no período de 21 a 23 de maio, no Memorial Minas Gerais Vale.
A diversidade cultural é um projeto político, em contínua e complexa construção, que ultrapassa e desafia perspectivas românticas e idealistas que a reduzem a um mosaico harmônico de diferenças, ou a festivos calendários de exibição do exótico. Diz respeito aos modos como as diferenças e os diferentes interagem entre si e configuram ou não sociedades plurais. Organizado desde 2005, o seminário traz ao debate temáticas permanentes e emergentes que relacionam a diversidade cultural a questões como o espaço público, subjetividade, mercado audiovisual, movimentos sociais urbanos, instituições, políticas públicas e comunicação.
Realizado pelo Observatório da Diversidade Cultural, o seminário efetiva a parceria com o Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural e Midiática (CNPq) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PUC Minas). O evento tem o patrocínio da Vale.
Em sua sétima edição, reafirma-se como espaço de encontro para ampliação e aprofundamento das reflexões sobre as realidades e os processos de proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. A intenção é que a programação e a divulgação de seus resultados – com o posterior lançamento de livro, reunindo artigos dos debatedores sobre os temas da programação – ampliem as perspectivas de alinhamento e atuação conjunta de instituições públicas e organizações da sociedade civil, frente aos desafios para construção de uma sociedade plural.
O VII Seminário das Diversidade Cultural conta com a parceria do Programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), Rede U-40 Brasil e Memorial Minas Gerais Vale. O evento tem o apoio do Instituto Itaú Cultural, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Ministério da Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Durante os encontros serão debatidos os seguintes temas: Diversidade cultural e o campo do audiovisual; Movimentos, ocupações e ressignificações urbanas e digitais: pluralizando a cultura e a cidade; Recombinações e reconfigurações no campo midiático: espaços públicos e individualidades; Atualidade da Agenda 21 e a diversidade cultural nas cidades. A programação oferece ainda os minicursos: Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos; A Convenção da Unesco na atualidade.
O seminário reúne agentes, gestores e produtores culturais; pesquisadores; cientistas sociais; profissionais da comunicação, cinema e artes visuais; estudantes; educadores; artistas, grupos, coletivos e animadores culturais; bem como interessados em debater assuntos ligados à proteção e promoção da diversidade cultural. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no site www.observatoriodadiversidade.org.br/seminario2014. As vagas são limitadas e as inscrições estão sujeitas à capacidade do local.
Observatório da Diversidade Cultural
O ODC é uma organização não governamental atuante nos seguintes eixos: informação, formação, pesquisa e consultoria. Tem como objetivos produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, frente aos desafios da proteção e promoção da diversidade cultural. Para tanto, reúne gestores culturais, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores, em torno de programas de ação colaborativa. A Ong é reconhecida pela UNESCO como uma das 39 experiências, no mundo todo, que contribuem para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. No Brasil, quatro entidades possuem o reconhecimento.
PROGRAMAÇÃO
Minicurso – das 10h às 13h
Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos
Convidado: Luis Albornoz (UC3M – Espanha)
Apresentação de resultados do projeto “Diversidade cultural e setor audiovisual: boas práticas e indicadores”.
Debate – das 19h às 22h
Diversidade cultural e o campo do audiovisual
Mediadora: Regina Mota (UFMG)
Convidados:
Daniele Pereira Canedo (UFS)
Pela diversidade cultural no cinema latino e ibero-americano: políticas para a integração do Espaço Audiovisual da América Latina
A exposição discute as experiências das políticas cinematográficas regionais na América Latina.
Maria Luiza Mendonça (UFG)
Ausências discursivas sobre o outro na mídia.
O olhar da mídia sobre as diversidades.
Os processos de produção e circulação de produtos midiáticos e sua relação com a constituição de subjetividades.
Luis Albornoz (UC3M – Espanha)
Diversidade cultural e o campo do audiovisual.
A problemática da diversidade cultural no marco do funcionamento dos diferentes setores que conformam o audiovisual (cinema, televisão, rádio, fonografia, videojogos).
Minicurso – das 10h às 13h
Pesquisar a diversidade cultural: desafios metodológicos
Convidado: Luis Albornoz (UC3M – Espanha)
Minicurso – das 10h às 13h
A Convenção da UNESCO na atualidade
Convidada: Giselle Dupin (MinC)
Resumo histórico da Convenção e das ratificações. A crise institucional da UNESCO e seu impacto sobre a Convenção.
Debate – das 19h às 22h
Movimentos, ocupações e ressignificações urbanas e digitais: pluralizando a cultura e a cidade
Mediador: Eduardo de Jesus (Puc Minas)
Convidados:
Natacha Rena (UFMG)
Ocupar é resistir: redes culturais multitudinárias construindo uma política do comum
A potência viva da multidão nas redes e nas ruas, a construção de novas formas de ocupar a polis através de táticas estéticas e festas organizadas horizontalmente.
Bruno Cava (Universidade Nômade)
O ponto de vista da autonomia na nova subjetividade política em rede.
A riqueza das redes está nas disputas travadas continuamente. A questão da autonomia, da subjetivação e as formas de resistência “dentro e contra”.
Fábio Malini (UFEs)
O que fazer quando não há mais o que fazer?
Três redes de ação coletiva da internet/rua serão analisadas: #PareBeloMonte, #SomosTodosGuaraniKaiowas e #GlobalWarming.
Minicurso – das 10h às 13h
A Convenção da UNESCO na atualidade
Convidada: Giselle Dupin (MinC)
Palestra – das 14h às 17h
Atualidade da Agenda 21 e a Diversidade Cultural nas cidades (debate e mesa redonda)
Expositora: Catherine Cullen (Agenda 21 da Cultura – França)
Debate: Antonio Hoyuela, Jorge Cabrera (SESC MG), José Junior (ODC)
Mediador: Leônidas Oliveira (FMC/BH)
Local: Fundação Municipal de Cultura
Debate – das 19h às 22h
Recombinações e reconfigurações no campo midiático: espaços públicos e individualidades
Mediador: Marcio Serelle (Puc Minas)
Convidados:
Paulo Celso da Silva (UNISO)
Smartcities, identidades e culturas conectadas: o global e o local na comunicação contemporânea
Partindo do conceito e das práticas de Smartcity, como nova construção e reconstrução que une cidade, comunicação e tecnologias, abordaremos as possibilidades e implicações das diversidades culturais e identitárias desses espaços que se pretendem globais.
Sergio Amadeu Silveira (UFABC)
Convergência digital, diversidade cultural e esfera pública.
As principais características da cibercultura, a recombinação e reconfiguração dos processos criativos, em um ambiente de convergência digital.
Geane Alzamora (UFMG)
Visibilidade expandida em conexões intermídia: considerações sobre a noção de público. As conexões intermídia conformam uma espécie de dispositivo sociocomunicacional que amplia as curvas de visibilidade e de enunciação provenientes de cada ambiente midiático.
VII SEMINÁRIO DA DIVERSIDADE CULTURAL
FICHA TÉCNICA
Data: 21, 22 e 23 de maio de 2014
Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, s/nº, esquina com Rua Gonçalves Dias. Belo Horizonte, Minas Gerais
Realização: Observatório da Diversidade Cultural, Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural e Midiática (CNPq) e Programa de Pós-graduação em Comunicação (PUC Minas)
Patrocínio: Vale.
Parceria: Programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), Rede U-40 Brasil, Memorial Minas Gerais Vale
Apoio: Instituto Itaú Cultural, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Ministério da Cultura, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Inscrições: www.observatoriodadiversidade.org.br/seminario2014
Informações: info@observatoriodadiversidade.org.br / (31) 8493-9918
Vagas limitadas, sujeitas à lotação do auditório.
Serão emitidos certificados.
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – Boletim 101, nº 01/2024 Cultura Viva: 20 anos de uma política de base comunitária Período para submissão: 13 de março a 23 de junho de 2024 A Revista Boletim Observatório da Diversidade Cultural propõe, para sua 101ª edição, uma reflexão sobre a trajetória de 20 anos do Programa Cultura Viva […]
O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto Unimed, realiza o ciclo de formação GESTÃO CULTURAL PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS. Período de realização: 10, 17 e 24 de outubro de 2024 Horário: Encontros online às quintas-feiras, de 19 às 21h00 Carga horária total: 6 […]
Bom dia,
Estou precisando de um orçamento para Amostra Cultural para a Prefeitura de Verdelândia, necessito de um contato para encaminhar a solicitação.
At.,
Iarley Mendes Rocha
Olá, Iarley
Recebemos seu contato via email e respondemos.
Abraços,
Equipe ODC